Notícias
GCM realiza prisão em flagrante de motorista por dirigir embriagado
29/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

Na manhã de sábado, 27 de setembro, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo foi acionada para atender uma ocorrência em que um veículo estava parado em um semáforo com o condutor desacordado. Ao ser despertado, o motorista soltou o freio e o carro começou a se mover desgovernado, sendo necessário quebrar o vidro traseiro para interromper o deslocamento e retirar o condutor em segurança.
O homem apresentava sinais claros de embriaguez, mas recusou fazer o teste do etilômetro. Diante da situação, foi realizada a prisão em flagrante. O condutor foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para exame de lesões e posteriormente conduzido à DPPA para registro da ocorrência policial. O veículo, que também estava com irregularidades, foi removido administrativamente.
Conscientização para o trânsito seguro
A Guarda Civil Municipal, através da Diretoria de Trânsito, promove ações tanto na fiscalização quanto na conscientização de um trânsito mais seguro, em um trabalho contínuo, durante o ano. "Enquanto fiscalização realizamos operações de balada segura, com a participação de uma equipe do Detran, onde é fiscalizado a alcoolemia, as condições gerais do veículo e do condutor. Neste momento também são realizadas orientações pertinentes quanto às regras e das boas condutas no trânsito", afirma o comandante da Guarda Nilton Di Pietro.
As ações de conscientização e prevenção também ocorrem nas ruas, com pedestres, próximo às escolas, na fiscalização do transporte escolar, atividades de prevenção com campanhas educativas aos alunos da rede escolar com a minipista de trânsito, onde são abordados temas como, travessia na faixa de pedestres, parada em sinal vermelho, os perigos do uso do celular ao volante, a importância do cinto de segurança, entre outros.
Avanços na segurança no trânsito
Os dados do município reforçam a importância das ações: em comparação ao mesmo período do ano passado (janeiro a setembro), houve redução no número total de acidentes, passando de 3.306 registros em 2024 para 2.384 em 2025. Também diminuíram os acidentes com vítimas, que caíram de 391 para 376, e os atropelamentos, que passaram de 48 para 44 ocorrências. Além disso, os registros de acidentes com danos materiais - feitos pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Delegacia Online - também apresentaram queda, de 1.012 para 811.
A Guarda Civil Municipal reforça seu compromisso em proteger a comunidade e lembra que, em casos de emergência, a população pode acionar o telefone 153.
Texto: Bárbara Bitelo - estagiária de Comunicação
Supervisão: Jornalista Laura Píffero
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0