Notícias
Festival de Teatro para Crianças movimenta o Teatro Municipal de São Leopoldo
29/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Festival Festecri

O Festecri Por Aí! - Festival de Teatro para Crianças, reuniu centenas de estudantes de escolas públicas, instituições sociais, ONGs e casas de acolhimento nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no Teatro Municipal de São Leopoldo. O evento contou com entrada franca para este público e promoveu uma programação voltada ao acesso da criançada à cultura.
Durante os três dias de festival, o público assistiu a espetáculos com temáticas diversas e de grande relevância social: No primeiro dia foi apresentado "Amazônia - Um olhar sobre a floresta", no segundo, "Bendele" e no terceiro "Renovação Negra, Sim!"
Além da qualidade artística, o Festecri se destacou pela inclusão. Foram oferecidos recursos de acessibilidade como audiodescrição, tradução em Libras e abafadores de ruídos, garantindo que todas as crianças pudessem vivenciar a experiência teatral plenamente.
"Uma versão itinerante que nasceu da demanda"
Segundo Letícia Vieira, 52 anos, diretora-geral do projeto, a proposta do Festecri Por Aí! surgiu do sucesso do festival em Porto Alegre.
"O projeto Festecri deu tão certo que havia filas para entrar, e muitas instituições de cidades vizinhas ficavam na lista de espera. Foi então que criamos a versão itinerante, para levar a arte e a cultura também para outros municípios. A ideia é que, no futuro, o festival chegue a outros estados do país", destacou.
Ela também fez questão de ressaltar a importância de festivais voltados ao público infantil e infanto-juvenil:
"Há muito tempo não víamos projetos de teatro, dança e música pensados especialmente para as crianças. Esses espaços são fundamentais para a formação de novos públicos."
"Cultura transforma e marca para sempre"
Já Daniela Lopes, 47 anos, também diretora-geral do festival, reforçou o impacto social da iniciativa:
"Graças aos patrocínios e à verba através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conseguimos viabilizar a participação das escolas de forma totalmente gratuita, custeando até o transporte. Muitas vezes este é um dos maiores impeditivos das crianças participarem de momentos como este, muitos alunos não têm condições de arcar nem com R$ 10 ou R$ 20 para se deslocar. Por isso a importância da gratuidade total,100% das escolas que estiveram presentes nestes três dias são da periferia."
Daniela também agradeceu a estrutura oferecida pelo Teatro Municipal e reforçou a necessidade de ampliar iniciativas semelhantes:
"Que possamos estimular São Leopoldo a produzir cada vez mais eventos voltados para as crianças. Esses ensinamentos transmitidos pela arte marcam a vida delas. É preciso lembrar que a criança de hoje é o espectador de amanhã, e a educação e a cultura são o que transformam."
Texto e foto: Kauany Oliveira - estagiária de jornalismo
Supervisão: Vanessa Bueno - Jornalista MTb. 11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0