Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Simulados para as avaliações do SAEB e do SAERS preparam estudantes de São Leopoldo para avaliações nacional e estadual

02/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Daiane Mendes Luz

Em meio aos desafios enfrentados pela educação básica no município, especialmente após os impactos da pandemia e das enchentes do último ano, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de São Leopoldo tem intensificado suas estratégias para recompor as aprendizagens e melhorar os índices de alfabetização e índices educacionais.

Entre as principais iniciativas, estão os simulados voltados para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e para o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), aplicados aos estudantes dos 2º, 5º e 9º anos. Os simulados, que ocorrem até o dia 3 de outubro, têm como objetivo principal familiarizar os estudantes com o formato das avaliações externas, funcionando também como instrumentos formativos para auxiliar os professores a identificar lacunas de aprendizagem e planejar intervenções pedagógicas mais eficazes. Com o envolvimento de toda a comunidade escolar, as 36 escolas da rede têm organizado estratégias para garantir a participação dos estudantes tanto nos simulados quanto nas avaliações oficiais que se aproximam, reforçando o compromisso com uma educação pública de qualidade.

A SMED também tem como estratégia a campanha "Todos na Escola: O sucesso começa pela presença", com sorteio de bicicletas, voltada aos estudantes do 1º ao 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). A iniciativa objetiva incentivar a frequência escolar e reforçar a importância da presença contínua no processo de aprendizagem.

No dia 30 de outubro, a EMEF Maria Emília de Paula realizou os simulados de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos dos 2º e 5º anos. A aplicação teve o intuito preparar os estudantes para as avaliações do SAEB e do SAERS.

De acordo com a supervisora da escola, Caroline Kempfer Bianchini, a atividade foi bastante proveitosa. "Consideramos esse momento muito positivo, pois os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o que já aprenderam, identificar os conteúdos que ainda precisam ser reforçados e, assim, aprimorar seus conhecimentos. Além disso, as professoras podem planejar intervenções pedagógicas mais direcionadas, de acordo com as necessidades observadas em cada turma", frisou Caroline.

As avaliações SAEB e SAERS são ferramentas importantes para a avaliação e melhoria contínua na educação do Brasil e do Estado. Os resultados do SAEB servem como base para a formulação de políticas educacionais, ajudando a direcionar recursos e esforços para onde são mais necessários. Os resultados do SAERS são cruciais para o cálculo do Índice Municipal da Educação do RS (IMERS), que influencia o repasse do ICMS aos municípios. Isso significa que a infrequência dos estudantes no dia da avaliação implica na diminuição do repasse para a educação em São Leopoldo.

A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Cláudia Sikilero, destaca que os simulados são parte de um conjunto mais amplo de ações voltadas à recomposição das aprendizagens. "Estamos implementando planos específicos para os 3º e 5º anos, com base nos resultados de uma avaliação piloto realizada em junho. Além disso, promovemos formações continuadas para os Anos Iniciais, com foco em alfabetização, letramento e raciocínio lógico. Acreditamos que, juntos, podemos mudar essa realidade e garantir um futuro mais alfabetizado e justo para nossas crianças, jovens e adultos", conclui Cláudia.

Conforme o secretário de Educação, Jéferson Falcão, "com ações integradas e o envolvimento de toda a comunidade escolar, São Leopoldo busca transformar os desafios em oportunidades, fortalecendo o compromisso com uma educação pública de qualidade"

Outro destaque é o fortalecimento da formação docente. Cerca de 150 professores alfabetizadores participam, desde agosto, do programa estadual Alfabetiza Tchê, que visa qualificar práticas de ensino e apoiar o processo de alfabetização nas escolas.

A rede também está mobilizando a comunidade escolar para o Fórum de Alfabetização e Letramentos: Tecendo Palavras e Construindo Saberes, que ocorrerá de 27 de outubro a 1º de novembro de 2025. O evento é voltado a professores, educadores e estudantes de pedagogia, e será um espaço de troca de experiências e construção coletiva de saberes.

Texto e foto: Daiane Mendes Luz   MTB:14.582
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas