Notícias
Agentes de saúde batem novo recorde chegando a 11 mil visitas mensais
09/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato

O ano de 2025 se consolida como um marco na digitalização da saúde pública de São Leopoldo. De acordo com a Diretoria de Saúde Digital, no mês de setembro foram contabilizadas 11.515 visitas domiciliares nos bairros. Um recorde histórico. Para se ter uma ideia, no ano passado a média mensal de visitas era de 3.990.
O serviço é realizado por agentes comunitários de saúde (ACS), que têm a missão de orientar e promover ações preventivas através do contato direto com os moradores em suas residências.
No início do ano, a Secretaria da Saúde adquiriu 70 tablets modelo Multilaser M10 com sistema Android 14 que foram destinados aos servidores. Isso fez com que o registro do trabalho desse um salto.
"Todos receberam capacitação para inserir os dados e lidar com as novas ferramentas. Com os tablets em mãos, agentes atualizam o sistema enquanto realizam coletas de dados em atividades, como visitas domiciliares", explica a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.
Ainda de acordo com a secretária, as projeções indicam que 2025 será o ano com o maior número de visitas domiciliares registradas na história de São Leopoldo, conforme dados do DataSus. "Os tablets também possuem uma série de validações, que auxiliam a melhorar os cadastros de cada paciente. Ajudam a conhecer melhor a população. Onde vivem. Como vivem. Quais problemas de saúde. E isto será importantíssimo inclusive para novos financiamentos", acrescentou.
Histórico do paciente fica no sistema
A condição de saúde de cada paciente e família fica armazenada no sistema de dados da secretaria, o que permite a visualização e, consequentemente, um melhor cuidado por parte das equipes que atenderão esses usuários em qualquer uma das instituições de saúde da cidade. Os dados passam por validação do Ministério da Saúde e podem sofrer algumas alterações.
A secretária de Saúde Kelbe Gonçalves reforça que a modernização das ferramentas de trabalho dos agentes é parte do compromisso com a qualidade do serviço prestado à população. "A digitalização da saúde é fundamental para melhorar o acesso, a eficiência e a tomada de decisões baseadas em dados reais", destacou.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0