Heliomar Franco garante inclusão do município no Desassorear RS
Prefeito de São Leopoldo assinou hoje ordem de serviço de R$ 2,5 milhões para início do programa que garantirá redução dos riscos de alagamentos na cidade
09/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Douglas Dalua

São Leopoldo assinou hoje a ordem de início da segunda fase do programa estadual Desassorear RS, cujo objetivo é melhorar a vazão dos cursos d'água para reduzir o risco de alagamentos em períodos de chuvas intensas. Em evento na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre, o prefeito reafirmou a parceria com o governo do Estado e conseguiu a inclusão do município, após o vencimento do prazo de cadastro, garantindo que a cidade seja beneficiada com R$ 2,5 milhões.
Os serviços serão realizados pela AGR Engenharia e Empreendimentos Ltda., licitada pelo Estado. A partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), a empresa terá um prazo de 12 meses para executar o desassoreamento em dois pontos fundamentais: da Avenida Jacy Porto à Casa de Bombas 03, no Vicentina, e o Arroio Kruse, da Avenida Imperatriz Leopoldina até a margem do Rio dos Sinos.
"A gestão anterior não havia feito nem sequer o cadastramento de São Leopoldo no Programa Desassorear e não tinha diálogo com o governo do Estado", explicou Heliomar Franco. "E, mesmo fora de prazo e com a cooperação do governo gaúcho, conseguimos ter acesso a esse importante recurso". Além de São Leopoldo, outros 19 municípios, dos 67 contemplados na segunda etapa, assinaram a ordem de serviço. Até o momento, o programa já retirou mais 2,9 milhões de metros cúbicos de sedimentos e de cursos d'água no Rio Grande do Sul.
Texto: Magali Schmitt | MTb. 9.159
Fotos: Douglas Dalua
Compartilhe:
de
0