Segundo dia da visita técnica da comitiva alemã em São Leopoldo
03/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

Grupos de trabalho avançaram sobre a construção de uma proposta de gestão integrada do Rio dos Sinos com vistas à captação de financiamento internacional
Enquanto o prefeito Heliomar Franco busca investimentos em Washington, em São Leopoldo o secretariado deu sequência, nesta quinta-feira, aos trabalhos da visita técnica da comitiva de Bad Neuenahr-Ahrweiler à Prefeitura. Foi o segundo dia da agenda de cooperação internacional em torno do projeto de gestão integrada do Rio dos Sinos, com foco no Complexo da Ilha. A reunião, iniciada às 9h, foi pontuada por debates e atividades práticas.
A programação da manhã contou com palestras da diretora de Edificações e Projetos (DEPRO), engenheira Patrícia Guidali, do Instituto Alpha Ideias e da equipe alemã, que apresentou os resultados de experiências no ¿projeto cluster Complexo da Ilha¿ em sua cidade de origem. Pelo município, as falas convergiram para a importância de se adotar soluções baseadas na natureza (SbN) e de reconhecer o Rio dos Sinos como patrimônio natural e identitário da comunidade, resgatando sua presença no cotidiano da cidade.
À tarde, os trabalhos se concentraram em dinâmicas de grupo por meio da metodologia World Café " abordagem colaborativa para a realização de diálogos em grandes grupos ", com três estações temáticas: proteção contra inundações e planejamento adaptado, incluindo infraestruturas verdes e azuis; lazer, turismo, gastronomia e esportes e áreas públicas, infraestrutura e segurança.
O trabalho foi coordenado pela Secretaria Geral de Governo, com a participação de técnicos de outras pastas, como Meio Ambiente, Mobilidade e Serviços Urbanos e Semae. O encerramento do dia ocorreu em jantar na Buca de Santo Antônio, com momento de intercâmbio cultural e aproximação entre as delegações. A visita segue até amanhã (03/10), com novas etapas, visando consolidar diretrizes e preparar uma proposta executiva apta a captação de financiamento internacional.
Texto: jornalista Magali Schmitt | MTb.: 9.159
Fotos: Pedro Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0