Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria da Saúde promove ações voltadas para primeira infância no bairro Santa Marta

06/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Romeu Finato


O salão paroquial da igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Marta, recebeu nesta segunda-feira, dia 5, uma roda de conversa com gestantes e puérperas do Programa Primeira Infância Melhor (Pim). Do lado de fora, muita chuva. Dentro do espaço, muito acolhimento, chá, leituras e informações sobre o período transformador na vida de mulheres e crianças: gestação e infância. Diante das mães, a supervisora do Pim em São Leopoldo, enfermeira Fernanda Pauletto, falou sobre puerpério. "De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um período de resguardo que dura 42 dias pós-parto. Mas a gente sabe que os desafios perduram mais tempo. Depende do psicológico da mulher. Não é só a parte física que precisa recuperar. São muitas mudanças". Na sequência, as mães tiveram a oportunidade de falar suas angústias e tirar dúvidas sobre saúde e maternidade.

Os atendimentos do Pim ocorrem por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo realizadas periodicamente a famílias com gestantes e crianças menores de seis anos. Após o período de pandemias e de enchentes, o Pim foi retomado no mês de março a pleno vapor em São Leopoldo. Cerca de 50 crianças, de zero a 6 anos de idade são atendidas na localidade. A meta pactuada com o Estado é chegar 240 cadastrados. Até o final do ano, a ideia é expandir o Pim para a região Nordeste do município. 

 

Visitas

 

Periodicamente, as famílias cadastradas são visitadas para receber orientações dos profissionais ligados à Secretaria da Saúde. "Nesses momentos, verificamos se o Pré-natal está correto e se as crianças estão no desenvolvimento adequado. Trabalhamos questões motoras e emocionais", explica Fernanda.
Na manhã de hoje, foi a vez da Agatha, 5 meses, a segunda filha da dona de casa Fátima Silva, ser acompanhada. Fátima valoriza o trabalho executado com carinho e profissionalismo pelas equipes. Nessa fase da bebê, as visitadoras abordam a importância de estimular movimentos no chão. "Ela aprendeu a se virar. Notei de noite na hora de dormir. Ela se mexe mais. O pessoal do Pim recomendou usar uma toalha ou cobertor no chão ou mesmo na cama e deixar ela se mexer sozinha, colocar de bruços", ressalta a mãe.
A enfermeira confirmou que a fase é de fortalecimento da coluna, que antecede o primeiro engatinhar. "Atividades no chão servem para incentivar o giro corporal, desenvolvimento da coluna, fortalecimento dos membros para em breve engatinhar e caminhar", destaca Fernanda, que aconselhou atividades lúdicas sem o uso de telas.

 

Sobre o Pim

 

Primeira Infância Melhor é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. O objetivo principal é apoiar as famílias a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade. O programa tem como eixos de atuação: vigilância e promoção do desenvolvimento integral infantil, interação parental positiva e articulação em rede. "Estamos atentos a questão dos pais, realizamos encaminhamentos, aconselhamos sobre emprego, observamos a vacinação das crianças, se estão matriculadas em escola", enumera Fernanda. Nesse momento, O Pim conta com 12 visitadoras, entre profissionais e estagiários, das áreas de serviço social e psicologia. 




Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo




 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas