Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Smed cria cargos históricos para inclusão após mais de 20 anos de espera

06/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Daiane Mendes Luz

Após mais de duas décadas de reivindicações a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo aprovou na Câmara de Vereadores na quinta-feira (02) a criação de 50 cargos de orientador educacional e 300 cargos de auxiliar de apoio escolar para estudantes de inclusão, nas escolas municipais.

O secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão, apresentou no plenário da Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria os cargos atendendo a uma demanda antiga das escolas. A proposta altera a Lei Municipal nº 6.570, de 24 de março de 2008, que estabelece o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Poder Executivo. O projeto prevê a criação de dois novos cargos:
Orientador Educacional: nível superior, com carga horária de 20 horas semanais. A escolaridade exigida é Licenciatura Plena com habilitação em Orientação Educacional, ou Licenciatura Plena com especialização na área.

Auxiliar de Apoio Escolar: nível médio, com carga horária de 30 horas semanais. Será exigido Ensino Médio completo, além de curso profissionalizante ou de aperfeiçoamento na área da educação.
Segundo Falcão, a medida representa um avanço significativo para a rede municipal de ensino, pois "trata-se de uma conquista histórica, aguardada há mais de 20 anos pelas nossas escolas. A criação desses cargos representa o fortalecimento do cuidado e do apoio pedagógico tanto aos estudantes quanto às equipes diretivas."

O secretário reforça ainda que o Orientador Educacional terá um papel fundamental no acompanhamento do desenvolvimento educacional, emocional e social dos estudantes. Entre suas atribuições, está também a articulação com a rede de apoio intersetorial, como saúde, assistência social e conselho tutelar, sempre que necessário. O profissional atuará, ainda, na promoção de projetos e ações preventivas sobre temas como evasão escolar, violência, bullying e outras questões relevantes ao ambiente escolar.

Já o cargo de Auxiliar de Apoio Escolar terá como foco o cuidado direto com os estudantes, auxiliando em necessidades básicas como alimentação, higiene e locomoção. Também será responsável por oferecer suporte à participação dos alunos nas atividades pedagógicas, com atenção especial à adaptação e inclusão de crianças e estudantes com necessidades especiais.

Texto: Daiane Mendes Luz   MTB:14.582
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas