Notícias
Mutirão da Saúde da Mulher leva serviços gratuitos e conscientização ao bairro Santos Dumont
10/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre

A Prefeitura de São Leopoldo promoveu, nesta sexta-feira (10), o Mutirão da Saúde da Mulher, realizado na UBS Padre Orestes, no bairro Santos Dumont, dentro do projeto Mulheres em Ação. A atividade, organizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom), reuniu serviços gratuitos e integrados voltados ao cuidado e à promoção da saúde feminina, em alusão à campanha Outubro Rosa.
Durante toda a manhã, moradoras da região tiveram acesso a orientações jurídicas e psicológicas, encaminhamentos sobre violência doméstica, ações de saúde e bem-estar, além de informações sobre emprego, renda e rede de proteção social. O mutirão contou com o apoio da Secretaria da Saúde, Defensoria Pública, SINE, SAS, CRAS, CAPS, Ronda Lilás e Patrulha Maria da Penha.
A secretária de Políticas para Mulheres, Amanda Homem, destacou a importância da iniciativa como parte de um cuidado contínuo com a saúde feminina. "Outubro é o mês de falar sobre prevenção, mas esse cuidado deve ser permanente. O autoexame, as consultas e os exames de rotina são fundamentais. Queremos lembrar que prevenção é sinônimo de amor-próprio e autocuidado. Procure o posto de saúde, faça seus exames ¿ cuidar da sua saúde é um direito e salva vidas", afirmou.
Bruna Carvalho, 32 anos, moradora da Chácara dos Leões, relatou que procurou a UBS para solicitar encaminhamento para biópsia, após detectar um caroço na mama e fazer a mamografia. "Deixei de lado por não sentir dor. A gente acaba se deixando por último, na correria do dia a dia, achando que não vai acontecer com a gente. Agora percebo a importância de me cuidar e fazer os exames", contou.
Texto: Monique Marcolin 12.741 Mtb/RS
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0