Notícias
Mutirão de Regularização é realizado no bairro Feitoria para imóveis da Cohab-RS
10/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

Foi iniciado o mutirão do Projeto Terra - Eu sou Cohab em São Leopoldo, na manhã desta sexta-feira (10). O município é o 4º a receber a iniciativa do Governo do Estado para regularização de imóveis adquiridos por meio da extinta Companhia de Habitação (Cohab-RS). O evento está acontecendo nos dias 10 e 11 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Av. Feitoria, 5490 - Feitoria), das 9h às 16h, e irá possibilitar a regularização de 1.606 moradias, 1.395 apenas no bairro Feitoria.
"Nós vamos regularizar 1600 moradias, só aqui na COHAB é um sonho de 40 anos, serão 1395 moradias" diz o prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco
O Secretário de Habitação e Regularização Fundiária do RS, Carlos Gomes, agradece a parceria da Prefeitura de São Leopoldo com o Governo do Estado e ressalta a importância de nos colocarmos no lugar do outro. ¿"É em momentos como esse que dá sentido à vida. Nós precisamos olhar para o próximo, nós precisamos olhar para as pessoas¿".
Durante a ação, os munícipes puderam resolver todas as etapas necessárias para a legalização das suas propriedades ¿ desde a emissão de certidões de nascimento, casamento ou óbito, até a elaboração da escritura pública e o registro de imóveis. O atendimento foi organizado de forma integrada: na chegada, o Exército realizava a triagem dos documentos, e, caso faltasse alguma certidão, era possível emitir no próprio local, sem custos. Após a digitalização dos documentos, as equipes da Secretaria de Habitação do Estado e do município faziam a análise para encaminhar cada caso ao tabelionato ou, se necessário, à Defensoria Pública, que cuidava dos trâmites judiciais.
O Secretário Municipal de Habitação, Rodrigo Bach, destaca que esta ação irá realizar o sonho de pessoas que esperam cerca de 40 anos pela regularização de suas moradias. ¿"Um imóvel sem um registro é como nascer e não ter a certidão, então hoje esse imóvel terá uma nova existência, faremos de tudo para que a regularização ela aconteça¿", acrescenta Rodrigo,
Entre as pessoas que sonham com o seu registro está o Eleusis de Oliveira, 67 anos, ele conta que aguarda esse momento a 40 anos e diz que agora tem mais segurança caso queira vender algum dia sua casa. "Ganhei um presente de natal adiantado, é um momento muito importante para mim e para a minha família" completa Eleusis.
Outro caso que estava nesta espera era o Manuel Antonio Veiga, 59 anos, ele ressalta a sua felicidade por poder deixar o pouco que tem para os seus 2 filhos e também compartilha a sua satisfação com o atendimento realizado. Eu vim preparado com minha cadeira para ficar no sol, mas não esperei 10 minutos e já fui direcionado para dentro onde estava fresco diz Manuel.
Serviço
O evento seguirá no dia 11 de novembro na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Av. Feitoria, 5490 - Feitoria), das 9h às 16h.
Foto: PEDRO H. TESCH / PMSL
Texto: Lia Kirch
Supervisão: Laura Piffero - MTB 15683
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0