Notícias
São Leopoldo promove 1ª edição do Fórum Municipal de Alfabetização e Letramentos
13/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação

A cidade de São Leopoldo realiza, de 27 de outubro a 1º de novembro, a primeira edição do Fórum Municipal de Alfabetização e Letramentos: Tecendo Palavras e Construindo Saberes. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o evento tem como objetivo fortalecer o debate sobre alfabetização e letramentos em todas as etapas da educação básica, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo a Educação Especial.
Com uma programação diversificada, o fórum oferece 15 horas de formação, reunindo palestras, encontros virtuais e rodas de conversa presenciais, voltadas a professores das redes pública e privada, bem como estudantes dos cursos de Magistério e Licenciatura que atuam em São Leopoldo.
A abertura do evento acontece no dia 27 de outubro, com uma palestra presencial da Professora Doutora Luciana Piccoli. Já de 28 a 31 de outubro, o público poderá acompanhar as atividades de forma on-line, por meio do YouTube da SMED. O encerramento está marcado para o sábado, 1º de novembro, com Rodas de Conversa presenciais, nas quais professores e estudantes do ensino superior poderão compartilhar práticas pedagógicas e experiências em sala de aula.
As inscrições estão abertas até o dia 24 de outubro e devem ser feitas para todos os dias do evento, como condição para a emissão do certificado de participação. Interessados devem se inscrever por meio da plataforma Even3, no link: even3.com.br/forum-municipal-de-alfabetizacao-e-letramento-de-sao-leopoldors-634389. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: forumalfabetizacao@edu.saoleopoldo.rs.gov.br.
Segundo a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da SMED, Cláudia Sikilero, o Fórum representa uma oportunidade importante para a troca de saberes entre os profissionais da educação. "O objetivo é criar um espaço de debate entre professores do município, do Estado e da rede privada, ressaltando que a responsabilidade por uma educação de qualidade é coletiva. Esta é também uma das estratégias da SMED para recompor aprendizagens e consolidar a alfabetização das nossas crianças", destaca.
Para o secretário de Educação, Jéferson Falcão, a realização do Fórum reforça o compromisso da gestão com a formação continuada dos educadores. "Estamos promovendo um espaço de construção conjunta, em que práticas pedagógicas e conhecimentos sobre alfabetização e letramentos possam ser compartilhados e aprimorados, sempre pensando na melhoria do ensino oferecido as nossas crianças e estudantes", afirma.
Programação
27/10 - Abertura Presencial
Tema: Alfabetização e Letramento da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: quais habilidades e práticas asseguram as aprendizagens e sua recomposição?
Palestrante: Profª Dra. Luciana Piccoli
Horário: 18h | Carga horária: 2h
Local: Padre Werner - Unisinos
28/10 - Palestra Virtual
Tema: A potencialização da Alfabetização e do Letramento no Contexto da Diversidade: Perspectivas de Acessibilidade Pedagógica
Palestrante: Vanessa Bandeira
Horário: 19h | Carga horária: 2h
Local: Canal do YouTube
29/10 - Palestra Virtual
Tema: Letramento na Educação Infantil: a criança, o texto e os sentidos construídos no cotidiano escolar
Palestrante: Katlen Grando
Horário: 19h | Carga horária: 2h
Local: Canal do YouTube
30/10 - Palestra Virtual
Tema: O texto nos processos de Alfabetização e Letramentos
Palestrante: Ramona Kappi
Horário: 19h | Carga horária: 2h
Local: Canal do YouTube
31/10 - Palestra Virtual
Tema: Autonomia e Fluência na Língua Escrita: Cenário e Desafios nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Palestrante: Sabrina Vier
Horário: 19h | Carga horária: 2h
Local: Canal do YouTube
1º/11 - Rodas de Conversa Presenciais
Tema: Compartilhamento de Práticas e Temas Contemporâneos em Educação
Horário: 9h | Carga horária: 4h
Local: EMEF Irmão Weibert
Atividade inclui: Apreciação e aprovação do Regimento do Fórum Municipal de Alfabetização e Letramentos de São Leopoldo
Eixos Temáticos das Rodas de Conversa
- Letramentos na Educação Infantil;
- Alfabetização e Letramentos nos Anos Iniciais;
- Alfabetização e Letramentos nos Anos Finais e EJA;
- Educação Inclusiva: práticas com pessoas com deficiência e/ou necessidades educativas específicas;
- Temas Contemporâneos: BNCC, Computação, Cultura Afro-brasileira, imigração, direitos humanos, inclusão, entre outros.
Texto: Daiane Mendes Luz MTB:14.582
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0