Notícias
Sexta-feira: Secretaria da Saúde promove mobilização sobre prevenção da sífilis
14/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato

Na próxima sexta-feira, dia 17, a Secretaria da Saúde realizará uma ação na rua Independência sobre formas de prevenção e tratamento da sífilis, infecção sexualmente transmissível (IST) causada por bactéria. Profissionais do Serviço de Atendimento Especializado (Sae) da Prefeitura montarão um estande em frente ao colégio Visconde de São Leopoldo para orientar a população sobre a doença. A abordagem ocorrerá das 9h às 15h com entrega de material. A testagem da sífilis é feita de segunda a sexta-feira no Sae e nas unidades básicas de saúde.
"O resultado do teste demora poucos minutos. O tratamento leva de uma a três semanas. Tudo gratuito. Mas é preciso atenção permanente, pois se trata de uma doença silenciosa que, se não for bem curada, volta a debilitar. Para mulher que se torna gestante, transmite para o bebê que terá sífilis congênita. Isso pode gerar sequelas", alerta a enfermeira Viviane Lima de Oliveira.
Em 2024, São Leopoldo registrou 153 casos de sífilis em gestante, 57 casos de sífilis congênita e 410 casos de sífilis adquirida. Até junho desse ano, foram 83 casos de sífilis em gestante, 33 casos de sífilis congênita, 244 de sífilis adquirida.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0