Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras de restauro do Museu do Trem de São Leopoldo chegam na fase final

16/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro Selistre

As obras do restauro da estação do Museu do Trem de São Leopoldo estão na sua fase final. A secretária municipal de Cultura e Relações Internacionais, Lionella Goulart, e a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Ana Wolf, estiveram no Museu para acompanhar o andamento dos trabalhos na manhã desta quinta-feira, 16 de outubro.

As últimas intervenções estão voltadas para a parte de serralheria, com instalação de proteção na rampa de acesso, e dos ares-condicionados, arremates de pintura, acabamentos de iluminação, limpeza e higienização do mobiliário e das partes internas e externas do Museu, além do paisagismo.

A empresa responsável pela execução da obra, CSM Construtora Silveira Martins, concluirá o restauro no final de outubro como previsto no contrato. De acordo com a secretária Lionella, logo após a entrega da empresa, a Secult vai preparar a exposição e organizará o ambiente para fazer a reabertura do Museu. "Estamos programando uma grande reinauguração no dia 26 de novembro, que é um dia muito simbólico, pois é o aniversário de 49 anos, um marco histórico de quando a estação passou a ser o Museu", ressaltou. Neste período, a estação segue fechada para visitação do público.

Lionella destacou que a obra de restauro é extremamente importante para a cidade. "É um olhar atento do prefeito Heliomar Franco e da vice-prefeita, Regina Caetano, que estão entregando este equipamento cultural restaurado para nossa cidade, onde vamos fomentar ainda mais o turismo, a visitação e a ocupação histórica da nossa cidade", afirmou.

Ana Wolf avaliou que a obra está sendo desenvolvida conforme a previsão, e está atendendo aos requisitos técnicos. Também participaram da vistoria a engenheira da empresa, Luísa Quadros, e os arquitetos do Departamento de Projetos da Secretaria Geral de Governo (SGG), Artur Spagnol e Renata Albernard, que estão fiscalizando a obra.

A restauração do Museu teve início em abril, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), órgão ao qual o Museu é vinculado. O investimento total da obra é de R$ 823.056,02, viabilizado por meio do programa Finisa, da Caixa Econômica Federal. O projeto do restauro foi realizado pela empresa Recyklare. As características originais da antiga estação foram preservadas como prevê uma restauração, incorporando melhorias como climatização, nova iluminação cênica, mobiliário e materiais expográficos.

O Museu do Trem de São Leopoldo é o principal equipamento público na temática ferroviária em toda a região sul do Brasil. Sua fundação foi em 26 de novembro de 1976, onde está preservada a primeira estação ferroviária construída no Estado, que ligou São Leopoldo a Porto Alegre e parte do acervo da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS)/ Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). O acervo da instituição está sob a guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e aos cuidados da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, além do seu Sítio Histórico ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE).

Texto: Jornalista Vanessa Bueno MTb.11.299
Foto: Pedro Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas