Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Festival São Leo em Cine celebra 11 anos de audiovisual nas escolas de São Leopoldo

16/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Arte SCOM

Com 136 obras inscritas e mais de 1.200 estudantes envolvidos, evento reafirma a potência do audiovisual na educação pública

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realiza a décima edição do Festival São Leo em Cine (SLEC), iniciativa que celebra 11 anos de mostras audiovisuais estudantis na Rede Municipal de Ensino. O evento, garantido por legislação municipal, consolidou-se como uma das principais ações de valorização da arte, da cultura e da educação audiovisual nas escolas públicas da cidade. Com sessões marcadas para os dias 21, 22 e 23 de outubro, no Teatro Municipal de São Leopoldo, o festival reúne estudantes, educadores, famílias e comunidade em uma verdadeira celebração da criatividade, da arte e do aprendizado coletivo.

Conforme destaca a SMED, mais do que uma mostra de curtas-metragens, o SLEC é um espaço pedagógico e cultural que promove o protagonismo estudantil, a expressão criativa e a integração entre escolas. As produções audiovisuais inscritas, foram criadas por crianças, estudantes e educadores que expressam diferentes olhares, histórias e vivências, reforçando o papel da linguagem audiovisual como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar, crítica e inclusiva.

Nesta edição, o festival registrou 136 inscrições, com participação direta de 23 escolas da rede municipal e mobilização de mais de 1.200 estudantes. Cada produção é acompanhada de um banner, sinopse e relato de experiência, valorizando o processo criativo desde a ideia inicial até a finalização do projeto.

Para o secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão, o festival representa um marco importante na consolidação de uma educação mais significativa e conectada com o tempo presente.

"O São Leo em Cine é uma política pública que une arte, tecnologia e educação em sala de aula. É uma forma de desenvolver o protagonismo estudantil, de incentivar a criatividade e de ampliar a leitura crítica dos estudantes sobre o mundo e as mídias que os cercam. Celebrar 11 anos de festival é reconhecer o papel transformador do audiovisual no processo de ensino-aprendizagem", destaca o secretário.

Uma das marcas do festival é o reconhecimento coletivo: todas as produções recebem troféus, celebrando o percurso e o envolvimento de cada grupo. Além disso, um júri especializado será responsável por indicar os destaques da edição de 2025, reforçando a diversidade de olhares e linguagens presentes no evento.

"O São Leo em Cine é, também, um reflexo do compromisso da rede municipal com uma formação integral, crítica e sensível. Ao unir escola, arte e tecnologia, o festival mostra que o audiovisual pode ser um poderoso aliado na construção de uma educação pública de qualidade e sintonizada com os desafios contemporâneos. Além disso, cada produção inscrita no Festival, desde suas primeiras edições, compõe um acervo que registra a trajetória da educação audiovisual desenvolvida pelas escolas da rede", frisa a Assessora da SMED, Luciana Ramos.

 

Confira a programação: 

PROGRAMAÇÃO SÃO LEO EM CINE - 6 SESSÕES

 

21/10

22/10

23/10

MANHÃ

9h 

ANOS FINAIS

Duração: 90min

9h - ANOS FINAIS

Duração: 90min

9h - 

ANOS FINAIS

Duração: 90min

TARDE

13h30min 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Duração: 30min

INTERVALO

15h

ANOS INICIAIS e FINAIS

Duração: 60min

13h30min 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Duração: 30min

INTERVALO

15h

ANOS FINAIS

Duração: 90min

-

NOITE

19h

EJA

Duração: 60min

-

18h30min

 ENCERRAMENTO

Previsão: 2h30min

 

 

 

 

 

Texto: Daiane Mendes Luz   MTB:14.582

         Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas