Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeito Heliomar Franco sanciona lei do Banco Vermelho para combater a violência contra a mulher

17/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H Tesch

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, sancionou a lei municipal do projeto do Banco Vermelho, como instrumento permanente de conscientização e combate à violência contra a mulher. A nova legislação prevê a instalação desses mobiliários em lugares da cidade com grande circulação. A assinatura foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17 de outubro, na Sala de Reuniões do Gabinete de Prefeito. Os bancos trarão frases de impacto, canais de denúncia e apoio, do Centro Jacobina, entre outros contatos da rede municipal de atendimento às mulheres em situação de violência e o número da nova lei.

O ato foi acompanhado pela presidente da Câmara de Vereadores, vereadora, Iara Cardoso, que fez a proposição do projeto da lei, das secretárias municipais de Políticas para Mulheres, Amanda Backes Homem; de Assistência Social, Simone Dutra; de Direitos Humanos, Edite Lisboa; da coordenadora do Centro Jacobina, Patrícia Oliveira, entre outras autoridades.

Heliomar Franco destacou que em 2025 não houve feminicídio em São Leopoldo e que o município vem trabalhando intensamente para se transformar em uma cidade cada vez mais respeitosa com os direitos das mulheres. ¿Esta iniciativa da vereadora Iara de aprovar o banco vermelho é mais uma iniciativa que caminha nesta direção da gente prevenir e reprimir as ações contra as mulheres, que muitas vezes são fragilizadas pela sua situação socioeconômica, pela sua situação emocional e acaba entrando em um ciclo vicioso de violência e dependência do agressor¿, ressaltou ao comemorar a redução de índices de criminalidade no município no período de janeiro a setembro deste ano.

Iara Cardoso salientou que a lei tem um caráter preventivo e pedagógico, e conta com apoio da iniciativa privada com o objetivo de conscientizar a sociedade de forma coletiva. "As mulheres podem sim ter o auxílio da rede municipal, ninguém precisa sofrer nesta vida injustamente e que nós temos que caminhar para uma sociedade mais digna, mais humana e a conscientização é tão simbólica e tão importante", frisou.

A secretária Simone Dutra elogiou a iniciativa e contou sobre a inclusão das mulheres vítimas de violência doméstica no público que fará parte da Cozinha Experimental do Programa Nutrindo Vidas, em um esforço que reunirá a Secretaria de Assistência Social, de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos. "Nós capacitaremos através da gastronomia, mulheres vítimas da violência doméstica, tirando elas da dependência de relacionamentos tóxicos, onde elas podem ter o seu próprio sustento a sua própria profissão. Então de mãos dadas vamos melhorar todos estes índices na questão da vulnerabilidade principalmente da violência contra a mulher", enfatizou.

A secretária Amanda Homem corroborou que este foi mais um passo do poder público municipal no compromisso pelo enfrentamento da violência contra as mulheres. "Esta ação da vereadora Iara e do prefeito Heliomar reforça a responsabilidade de toda a sociedade em promover o respeito, a igualdade e a conscientização sobre a violência que tantas mulheres ainda enfrentam. O banco vermelho é um lembrete permanente de que o silêncio não pode ser uma opção e que o município de São Leopoldo segue firme na luta por uma vida livre de violência contra as mulheres", declarou.

A secretária Edite Lisboa por sua vez parabenizou a vereadora pela proposição de uma lei tão importante para o município.

Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas