Idosos do NAPI participam de oficina culinária na Unisinos
14/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Eduarda Toledo
Nesta sexta-feira (14), 24 idosos do Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa (NAPI) participaram de uma oficina culinária na cozinha do Laboratório de Nutrição e Gastronomia da Unisinos. A atividade foi organizada por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), em parceria com professores e alunos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e do curso de Nutrição da universidade.
Os participantes foram divididos em cinco grupos e tiveram o desafio de reproduzir receitas sem ingredientes processados e sem adição de açúcares. "É uma forma de estimular a alimentação saudável dentro de todo o contexto de cuidado multiprofissional" destacou a nutricionista do NAPI, Adriana Fialho Ruschel. "Além de promover saúde, a Oficina Culinária também estimula a participação social, que é muito importante nessa faixa etária", complementou o médico geriatra do NAPI e professor da Unisinos, Milton Humberto dos Santos.
Os ingredientes e utensílios foram organizados pela equipe de residência e de nutrição da universidade, que acompanhou os idoso durante todo o processo. "É a primeira vez que estou participando da atividade e está sendo maravilhoso", compartilhou Paulina Martins, de 71 anos. A parceira de equipe, Dejanira Maria de Moura, de 69 anos, já participou de outras edições, mas desta vez aprendeu a fazer pão de aipim. "Nunca tinha feito, agora posso fazer em casa. Por isso adoro vir aqui", declarou.
A oficina integra uma série de atividades que o município de São Leopoldo realiza em prol do público idoso, como grupos de escrita e de horta. "Todas essas ações são relevantes para que eles se sintam pertencentes a comunidade e criem vínculos", enfatizou a coordenadora do Centro do Idoso, Sandra Silva. A gestora também relembrou outro importante avanço para esse público: a conquista do recurso de R$950 mil em 2025, via Governo do Estado, para a implantação do Centro Dia, serviço de atendimento a idosos em vulnerabilidade.
Texto e foto: Jornalista Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0