Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura apresenta Zap da Saúde em Novo Hamburgo

17/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Romeu Finato

Implantado durante a tragédia climática ocorrida em maio do ano passado, o Zap da Saúde de São Leopoldo se firmou em 2025 como modelo de atendimento on-line. O sucesso serviu de inspiração para toda a região. Na última semana, a secretária da Saúde de São Leopoldo, Kelbe Gonçalves, e o diretor de Saúde Digital, Tiago Sperb Machado, participaram da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para apresentar o projeto a convite do vereador Eliton Ávila. 
O Zap da Saúde contabiliza mais de 180 mil atendimentos. Por meio do WhatsApp (51) 9 9557-8541, os leopoldenses têm acesso a 26 serviços, entre eles, telemedicina, consulta de medicamentos disponíveis na farmácia municipal, apoio em casos de violência doméstica, atendimento a pessoas com depressão, orientações sobre vacinas e unidades de saúde mais próximas, além de lembretes de exames, como ecografias para gestantes. A secretária Kelbe salientou que a ferramenta tornou-se indispensável no momento crítico, pois a população perdeu receitas médicas, agendamentos de consultas e medicamentos durante a cheia. Passado esse período, a iniciativa ganhou força e hoje contempla uma carta de serviços que incluem até mesmo aviso de consultas. "Todas as mulheres com exames citopatológicos atrasados há dois anos, na faixa etária de 35 a 44 anos, dos bairros São Miguel e Santos Dumont, onde fizemos ações direcionadas, receberam mensagens de lembrete diretamente no celular, sem precisar acionar nenhum botão", exemplificou Kelbe diante dos vereadores.
O diretor de Saúde Digital chamou a atenção para a evolução do Sistema Único de Saúde (Sus), que precisa acompanhar as demandas da população. ¿O Sus foi criado em um tempo analógico, quando não existiam smartphones, computadores ou sistemas. Com esses dados, entendemos que a população pode se relacionar com o serviço público de saúde de outra forma, utilizando a tecnologia. É um paradoxo, porque muitas vezes se diz que a tecnologia afasta o cuidado humano; aqui é o contrário. Em São Leopoldo, os 180 mil atendimentos mostram que o Zap da Saúde não é apenas um canal digital, ele é uma forma de humanização, ao acolher pessoas que não precisam ir até a unidade para obter orientações, verificar medicamentos disponíveis ou acessar uma teleconsulta médica", ressaltou.
A previsão é que em 2026 o serviço também esteja disponível nas unidades de saúde, eliminando a necessidade de filas durante a madrugada, por meio de agendamentos digitais.


Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas