Notícias
143 jovens de São Leopoldo se formam no programa Partiu Futuro Reconstrução
24/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch
O Teatro Municipal recebeu, nesta segunda-feira (24), os 143 formandos do programa Partiu Futuro Reconstrução de São Leopoldo. Durante um ano, os jovens aprendizes receberam formação profissional e tiveram acesso ao mercado de trabalho, por meio do setor público. A cerimônia marcou o encerramento do curso e contou com a presença do prefeito Heliomar Franco.
O programa, criado pelo Governo do Estado e desenvolvido em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), é voltado a jovens em situação de vulnerabilidade e que foram afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. "As realidades eram as mais diversas, alguns perderam tudo com as chuvas. No início, conhecemos um estudante que vinha para os encontros, mas estava morando embaixo do viaduto da Rio dos Sinos. Por isso, ficamos tão felizes em ver o desenvolvimento deles e proporcionar essa primeira experiência no mercado de trabalho", compartilhou Franciele Rodrigues Goulart, instrutora de Aprendizagem do projeto.
Cada jovem aprendiz recebeu uma bolsa-auxílio de R$828,26 para uma jornada de 20 horas semanais e vale-alimentação de R$550, além de contarem com acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro.
A trajetória de dedicação dos jovens foi parabenizada pelo prefeito Heliomar Franco. "Acreditem no potencial de vocês. Não importa de onde vieram, nem pelo que passaram, busquem por cada oportunidade e, quando elas chegarem, tenham a coragem de abraçá-las. É isso que vai fazer vocês crescerem", declarou. A vice-prefeita Regina Caetano e a primeira-dama, Simone Dutra, também estiveram presentes para celebrar a conquista dos estudantes.
Gustavo Daniel dos Santos, de 19 anos, foi um dos estudantes que abraçaram a oportunidade. Quando as atividades práticas do programa iniciaram, em janeiro deste ano, ele foi designado para atuar como jovem aprendiz no Gabinete do Prefeito. A experiência o fez perceber seus dons no setor administrativo e sua dedicação fez ele ser convidado para permanecer como estagiário na prefeitura. "Foi uma oportunidade maravilhosa e um ano de muito aprendizado. Foi realmente uma troca e me sinto muito orgulhoso pelo que trilhamos. Agora, sigo nessa nova etapa da minha carreira", comemorou Gustavo, que recentemente iniciou o bacharel em Administração.
O diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Anderson Neto, anunciou, durante a cerimônia, mais 100 vagas para a segunda edição do programa em São Leopoldo. Segundo ele, serão 2.785 vagas em todo o estado. As inscrições devem ser abertas até o final desta semana.
Texto: Jornalista Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0