Notícias
Mais de duas décadas de espera: Famílias do Parque Lago São Borja recebem a regularização de seus imóveis
30/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch
Neste sábado (29), 58 famílias de São Leopoldo receberam as matrículas dos seus imóveis. Moradores do Parque Lago São Borja, eles aguardavam há mais de 20 anos pela Certidão de Regularização Fundiária (CRF). O ato foi celebrado pela comunidade e contou com a presença do prefeito Heliomar Franco.
"Hoje é o dia de celebrar essa grande conquista. Quando chegamos na prefeitura, nós encontramos milhares de situações como essa: famílias que esperavam há anos pela regularização de suas casas. Chamei a equipe e coloquei como meta entregar o mais rápido possível esses documentos", declarou o prefeito. "Ter uma casa sem escritura é o mesmo que nascer e não ter Certidão de Nascimento. O que estamos entregando é muito mais que um papel, é dignidade a essas pessoas", enfatizou o secretário de Habitação, Rodrigo Bach.
Uma das moradoras a receber o tão sonhado documento foi Adriana Marques, de 32 anos, que reside há mais de 20 anos no local. "Eu nunca tive um terreno escriturado. É bom ter mais segurança e tranquilidade. Se eu quiser trocar para uma casa melhor, por exemplo, agora tenho todos os papéis certinhos".
A representante da comunidade, Elisabete Venceleski, reside no bairro há 25 anos. Na casa em que mora com o marido e dois filhos, é onde mantém também o seu trabalho. "Aqui é meu porto seguro, onde passo todos os dias. No começo, achamos que era só mais uma promessa, como tantas que recebemos ao longo desses anos, mas agora é fato! Somos donos dos nossos terrenos", declarou a moradora.
Desde o início do ano, São Leopoldo já regularizou mais de 2 mil imóveis em toda a cidade. Cerimônias como a deste sábado foram realizadas em diferentes comunidades, como forma de aproximar o serviço da população. A aquisição dos documentos foi possível através da Lei da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), Lei n° 13.465, de 2017. Os contemplados receberam da Prefeitura as matrículas e escrituras dos seus lotes com a edificação já averbada. Todos os documentos e processos que envolvem a CRF foram feitos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab).
Texto: Jornalista Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0