Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

SEPOM realiza a primeira edição do programa nas empresas com ação de conscientização

02/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cilene Pereira

No dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEPOM) realizou a primeira edição do programa ¿SEPOM nas Empresas¿, iniciativa que leva informações e diálogo sobre violência doméstica e de gênero diretamente ao ambiente de trabalho. A ação ocorreu na empresa APO ¿ Aço Peças Usinagem de Precisão, reunindo 38 colaboradores, em sua maioria homens.
A coordenadora do Centro Jacobina, Patrícia Oliveira, enfatizou a importância do tema dentro dos espaços corporativos. ¿Realizamos uma palestra sobre violência doméstica e de gênero, cujo público era, em sua maioria, masculino. Essa ação reforçou que combater a violência é responsabilidade de todos. Ao abrir esse espaço de diálogo dentro da empresa, promovemos consciência, empatia e a compreensão de que cada atitude conta na construção de relações mais respeitosas e seguras¿, disse a coordenadora. 
O programa tem como objetivo fortalecer a prevenção e ampliar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra as mulheres, aproximando o debate do cotidiano laboral e incentivando práticas de respeito, empatia e proteção.
O encontro também contou com a presença da Delegada Michele Arigony, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), que trouxe orientações sobre denúncia, fluxos de atendimento e o papel da polícia no enfrentamento à violência. A Ronda Lilás da Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente reforçando a importância da atuação integrada entre segurança pública e políticas para mulheres.
O diretor da empresa, Gilvan de Oliveira, parabenizou a iniciativa e destacou o impacto positivo da ação entre os colaboradores. ¿Essa palestra desperta no pessoal a vontade de denunciar e é muito importante divulgar e levar isso o máximo possível. Isso realmente é um trabalho de heróis. Parabéns!¿
A secretária Amanda Homem destaca que lançar o programa dentro do setor privado representa um avanço na construção de uma cidade mais segura para as mulheres, envolvendo empresas, trabalhadores, instituições de segurança e lideranças no fortalecimento da rede de proteção.
O ¿SEPOM nas Empresas¿ seguirá visitando novos setores de São Leopoldo, ampliando o acesso à informação, distribuindo materiais educativos e divulgando os canais de apoio disponíveis no município.

Texto: Rebeca dos Santos ¿ Estagiária de Comunicação
Supervisão: Jornalista Monique Marcolin ¿ MTb 12.741
Superintendência de Comunicação ¿ Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas