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Educação amplia oferta de bolsas e abre seleção para Mestrado Profissional em Gestão Educacional

11/12/2025

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Créditos: Freepik

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), anuncia a abertura do período de seleção para concessão de bolsas de mestrado, destinadas exclusivamente a profissionais efetivos do quadro de Trabalhadores da Educação (Docentes da Rede Municipal de Ensino). As inscrições estarão abertas de 10 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026.

Nesta edição, a rede registra um avanço significativo: o número de bolsas ativas será ampliado de forma simultânea em 20%. Serão ofertadas 5 novas bolsas, que se somam às sete atualmente em vigor, totalizando 12 bolsas de mestrado para professores da rede.

Para o secretário de Educação, Jéferson Falcão, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão com a qualificação profissional e com o fortalecimento das práticas educacionais da rede.

¿Investir na formação dos nossos professores é investir diretamente na aprendizagem das nossas crianças e estudantes. A ampliação das bolsas demonstra uma gestão que valoriza a pesquisa, o conhecimento e a inovação pedagógica. Cada docente que se qualifica fortalece toda a Rede Municipal¿, destacou o secretário.

As bolsas são destinadas ao curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que também será responsável pela condução do processo seletivo.

 

Cronograma de inscrições e seleção

Inscrições: 10 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026

Link de inscrição: https://bit.ly/Bolsa_Mestrado

Processo seletivo: 6 a 9 de janeiro de 2026

Divulgação da lista preliminar: 12 de janeiro de 2026

Prazo de interposição de recursos: 13 de janeiro de 2026

Divulgação da lista definitiva dos selecionados: 15 de janeiro de 2026

Envio de documentos para matrícula: 12 a 19 de janeiro de 2026

Período de matrícula: 19 a 23 de janeiro de 2026

 

Temáticas prioritárias para pesquisa

Em consonância com o art. 4º, inciso V, da Lei nº 10.327/2025, a SMED apresenta as temáticas que atendem às necessidades estratégicas da Rede Municipal e deverão orientar os projetos de pesquisa dos candidatos:

  1. Avaliação de Desempenho da Aprendizagem na Rede Municipal de Educação de São Leopoldo: pesquisa apontando estratégia ou já um produto pronto de como poderíamos ter um sistema próprio de avaliação, levando em consideração as vivências que um gestor possui a partir das avaliações externas.

     

  2. Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de São Leopoldo: como pensar uma organização (tanto de ações quanto de composição) que venha a contribuir ainda mais com a aprendizagem das crianças e estudantes. Como poderia ser a ação do gestor diante desse espaço potente que todas escolas possuem?

     

  3. Tecnologia educacional: pensar alternativas enquanto gestor, de como pode ser a oferta tecnológica plugada e desplugada dentro dos espaços escolares, garantindo que esse acesso ocorra no cotidiano e em diferentes formas e espaços (transformação do EVAM);

     

  4. A partir do tema "Leitura e alfabetização tardia", desenvolver, na área de Gestão Educacional, investigação e intervenção nos desafios relacionados à leitura e à alfabetização tardia nos anos finais do Ensino Fundamental, reconhecendo que a persistência de estudantes não alfabetizados ou com baixa proficiência leitora compromete significativamente sua trajetória escolar e o desempenho da rede. Articular diagnóstico, formação docente e ações de gestão para apoiar práticas pedagógicas mais eficazes, promovendo a sensibilização das equipes escolares e a construção de estratégias institucionais de enfrentamento da defasagem. Ao integrar políticas de acompanhamento, protocolos de intervenção e instrumentos de apoio à prática docente, o projeto busca fortalecer a capacidade da gestão em promover equidade, melhorar os indicadores de aprendizagem e qualificar o atendimento aos estudantes que chegam aos anos finais sem domínio pleno da leitura e da escrita.

     

  5. Organização da escola na formação de educadores inclusivas, acessibilidade física e atitudinal; o papel da escola e da família no processo de inclusão; o papel da família na inclusão, adaptação ao ensino bilíngue (Libras); o papel da gestão escolar na efetivação da Educação Inclusiva; o olhar da Educação Infantil ao processo de Inclusão.

     

Texto: Daiane Mendes Luz    MTB:14.582

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

 

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