Notícias
Em São Leopoldo, Operação Resgate intensifica os serviços para a população em situação de rua
15/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Fábio Pilger
A Prefeitura de São Leopoldo realizou a terceira Operação Resgate, intensificando os serviços com a abordagem humanizada e intersetorial às pessoas em situação de rua no município. A ação foi realizada nesta segunda-feira, 15 de dezembro, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) com apoio de vários órgãos do governo municipal e da agência do Sine/FGTAS - SL. A concentração para a busca ativa ocorreu no início da manhã, no estacionamento do Centro Administrativo, com a presença do prefeito Heliomar Franco, que acompanhou os trabalhos. As áreas percorridas ficam em diversos bairros, nas estações do Trem ¿ no trecho de São Leopoldo, e no Centro. O mapeamento foi feito pelo Centro POP e pela Guarda Civil Municipal (GCM). As atividades ocorrem durante todo o dia de hoje.
O prefeito Heliomar destacou a importância da Operação, reunindo os diversos serviços da Prefeitura para buscar a reinserção e melhores condições de vida para as pessoas em situação de rua. ¿Temos que celebrar a mudança no tratamento destas pessoas na cidade de São Leopoldo, muitos discursavam que faziam os atendimentos, mas agora estamos vendo quem verdadeiramente faz¿, ressaltou.
Após a abordagem, as pessoas que aceitaram atendimento foram levadas ao Centro POP, onde foram oferecidos vários atendimentos pelas secretarias municipais de Assistência Social; Saúde como o Consultório na Rua com testes rápidos, atendimento odontológico e o Centro de Atenção Psicossocial ¿ Álcool e Drogas (CAPS-AD); Políticas para Mulheres; Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico e Sine-SL. Voluntários da Barbearia Morbene realizaram cortes de cabelo, barba e sobrancelha. No Centro POP, as pessoas tiveram acesso à alimentação, banho e roupas. A Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e a GCM também participaram da Operação.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Simone Dutra, ressaltou que a escolha da segunda-feira, se deu porque é o dia da semana em que o fluxo da população de rua é maior, pois eles migram para a cidade do final de semana. De acordo com a secretária, as pessoas têm aceitado ajuda e estão retomando a vida social e o convívio familiar. ¿São 318 pessoas que foram para o mercado de trabalho, além de outros encaminhamentos e as abordagens do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) dobraram. A equipe está muito mais atuante na rua, hoje a gente tem veículo próprio, que adquirimos, algo que o serviço não tinha. Em janeiro, quando assumimos, não tinha Centro POP, não tinha sede do Centro POP, não tinham veículos. Então o aumento do trabalho em rede é vital, fundamental para que lá na ponta se execute e se obtenha êxito¿, enfatizou.
Acolhimento e oportunidade
Fabiano B.Silva, 58 anos, falou sobre a importância da operação, para ele que está na rua há dois meses: ¿Estava procurando um albergue ou uma república para ter um teto. É bom tomar banho e um café da manhã. Eu perdi o emprego e não tinha para pagar o aluguel, então fui para a rua¿, contou que trabalhava em uma padaria e que está procurando emprego nesta área.
Rozélbio S.B., 60 anos, veio de Cruzeiro do Sul para São Leopoldo, chegou no domingo há noite. Ele falou sobre a importância do serviço para as pessoas que estão em vulnerabilidade. Rozélbio aceitou o atendimento do Centro POP e já tem plano de retornar para casa.
Para Fabrício N.S, 34 anos, o serviço tem evoluído cada vez mais. ¿Estão olhando para a população em situação de rua com outros olhos. Quantos estão se estabilizando com este movimento, como o aluguel social. Muitos já conseguiram sua casa, seu emprego através do Centro POP. Muitas pessoas que antes estavam na rua, hoje estão nas suas casas e estão trabalhando. Estão fazendo a diferença nas nossas vidas¿, comentou.
Sobre a Operação Resgate
A Operação Resgate é uma iniciativa do governo municipal voltada a identificar as condições de vida e as histórias das pessoas em situação de rua, além de realizar o cruzamento de dados para verificar vínculos com programas sociais, como Bolsa Família e aluguel social e avaliar as condições de saúde física e mental. A Operação abrange ainda a verificação da presença de animais e encaminhá-los para assistência veterinária, entender a origem geográfica dos moradores e o tempo de permanência em São Leopoldo, articulando com outros municípios a volta dessas pessoas para suas casas.
¿A nossa ideia é que essas pessoas realmente se sintam pertencentes. É pertencimento, é trazer elas de volta para uma realidade que passou, que fugiu dos olhos. É o resgate da dignidade. A cada experiência da Operação a gente aprende um pouco mais e vai reduzindo os índices. Obviamente a gente se depara com recaídas, o que é normal no fluxo de quem faz uso de substâncias, mas São Leopoldo pode dizer hoje que tem outra cara¿, afirma a secretária Simone Dutra.
Texto: Jornalista Vanessa Bueno ¿ MTb.11.299
Fotos: Pedro H. Tesch e Gustavo De Bem
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0