Caminhos de Natal amplia oportunidades para microempreendedores
19/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch
Cerca de 12 microempreendedores estão expondo no evento Caminhos de Natal, que acontece desde segunda-feira (15), na Praça do Imigrante, em São Leopoldo. A programação está impulsionando as vendas e garantindo às famílias um retorno significativo para o início do próximo ano.
Conforme os comerciantes, a chegada do Papai Noel e a presença do Guri de Uruguaiana, na noite de terça-feira (16), foram fundamentais para os lucros dos primeiros dias, atraindo um grande público ao local. "Vendemos mais de 100 hambúrgueres no dia, foi ótimo. Espero que os leopoldenses apreciem bastante, não vão para outros lugares e valorizem o nosso comércio", relatou Noeli Murussi.
"Para nós que dependemos de eventos, é muito importante ter esse espaço. Estamos vendendo, em média, 200 litros de caldo de cana por dia e, só na terça, vendemos 130 pastéis", compartilhou Elvira Luz. Segundo a empreendedora, que expõe há quatro anos no município, os números são positivos e a expectativa é que aumentem no fim de semana.
Além da praça de alimentação, o evento também conta com uma área dedicada ao artesanato e a empreendimentos da Expoblack. O de Carla Adriana Batista é um deles. A banca reúne panos bordados, cuias e acessórios para chimarrão. "O primeiro dia, com a previsão de chuva, teve menos movimento, mas desde terça tem crescido. O pessoal passa, olha, aprecia, e a gente aproveita para fazer a propaganda do nosso trabalho".
Carla também expôs na São Leopoldo Fest deste ano e disse estar feliz pelo formato que os eventos vêm tomando. "Conseguiram transformar o espaço e as vendas foram maravilhosas. Todos venderam muito bem na São Leopoldo Fest. Esperamos algo semelhante no Natal", relatou.
O secretário de Cultura, Geison Freitas, ressaltou que o fomento ao comércio é um dos objetivos do Caminhos de Natal. "A gente sabe que os comerciantes esperam o ano todo por essa data. Ter um evento nessa época faz com que o comércio do Centro da cidade se desenvolva". Segundo o gestor, a ideia é ampliar a estrutura em 2026. "Essa é a primeira edição; nos próximos anos queremos aumentar os espaços para que todos possam vender mais, gerando empregos e fortalecendo a economia da nossa cidade".
Os espaços de alimentação e artesanato funcionam diariamente, a partir das 16h. A programação é organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), e conta com a participação de empreendimentos da Economia Solidária, e da Expoblack, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (Sedhu); e Cozinhas Comunitárias, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS).
A programação
Caminhos de Natal é uma realização da Prefeitura de São Leopoldo e Grupo Fessul, com apoio das empresas Pavicon, Andreazza, Construsinos, Gedore e Stihl.
Confira a agenda dos próximos dias:
Sexta 19/12
18:00 - Corpus Cia de Dança
18:40 - The Minduim Trio - especial de Natal
20:00 - Espetáculo ¿Natal todo dia¿
21:30 - Show com RAFA MACHADO ex - Chimarruts
Sábado 20/12
19:00 - Quarteto Santa Klaus
19:30 - Espetáculo ¿Brincando de Natal¿ Teatral Luz e Cena
21:00 - Show com MAS BAH
Domingo 21/12
19:30 - Espetáculo ¿Melodias Mágicas de Natal¿
20:45 - Quarteto Santa Klaus
21:00 - QUINTETO VOE OSPA
Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0