Notícias
Atividades esportivas retornam em São Leopoldo com a inauguração de três novos núcleos
27/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) retornará às atividades no dia 02 de fevereiro. O mês será marcado pela inauguração de três novos núcleos, sendo um deles o de jiu-jitsu, modalidade que chegará de forma inédita à zona norte. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente na sede da secretaria, localizada no Ginásio Celso Morbach.
A Sociedade Bangu, no bairro São João Batista, foi um dos espaços escolhidos para sediar um novo núcleo. No local, serão ofertadas aulas do Projeto Viver Bem, destinado a pessoas da terceira idade. As atividades ocorrerão nas segundas e quartas-feiras, às 15h, com início no dia 2 de fevereiro. O projeto também chegará à comunidade Bom Fim, no bairro Santos Dumont. As aulas serão no salão da Igreja de Deus Pentecostal, às terças e quintas-feiras, a partir das 16h.
Ainda no mês de fevereiro, a Semel irá inaugurar um espaço inédito com aulas de jiu-jitsu e defesa pessoal na zona norte da cidade. O núcleo será sediado na Escola Estadual Professor Victor Becker, no bairro Scharlau, e o início das aulas está previsto para ocorrer junto à abertura do ano letivo municipal. Atualmente, as duas modalidades são oferecidas apenas no núcleo Piquete Feitoria.
"A abertura desses espaços representa um dos objetivos da gestão: tornar o esporte mais acessível em nossa cidade. Ano passado, abrimos 23 núcleos, e este ano pretendemos seguir avançando. Queremos facilitar o acesso da comunidade às aulas, aumentar o número de alunos e, consequentemente, contribuir para o bem-estar e a saúde da nossa população. Esse é o poder que o esporte carrega", declara o secretário de Esporte e Lazer, Everton Vanoni.
Inscrições para os núcleos esportivos
A Semel atualizou seu sistema de inscrição. Quem deseja participar ou já é aluno dos núcleos esportivos deve comparecer à sede da secretaria para realizar o novo cadastro. Apenas quem estiver com a inscrição completa participará da chamada.
Nesse primeiro momento, o foco são os alunos do Projeto Viver Bem, aproximadamente 1.800 pessoas. Os participantes devem comparecer ao local para nova inscrição com atestado de aptidão física válido (até 1 ano). Quem já participa e está com ele dentro da validade, não precisa levar o documento, apenas realizar o recadastramento anual.
A secretaria está localizada no Ginásio Celso Morbach, na Avenida Dom João Becker, 313 - Centro, sala 1. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Retorno do São Léo Moving
O São Léo Moving também já tem data de estreia para 2026. A primeira corrida será no dia 9 de fevereiro, tendo como ponto de partida o Ginásio Celso Morbach. Em breve, a secretaria irá anunciar mais informações sobre as inscrições e o dia de abertura.
Em 2025, ano em que foi inaugurado, o evento movimentou mais de 4.500 pessoas em suas 12 edições. "Este ano, o São Léo Moving será na segunda-feira da segunda semana de cada mês. Optamos por uma edição mensal fixa, mas teremos corridas temáticas ao longo do ano, em datas comemorativas e em eventos da cidade", explica Vanoni.
O secretário reforça que a solidariedade continuará sendo incentivada nas edições. Em 2025, as campanhas de doação de leite arrecadaram mais de 3.500 donativos, que foram destinados a instituições sociais do município. "As pessoas doaram, participaram de sorteios e a cidade foi beneficiada. Queremos continuar promovendo essa união entre o esporte e o social", enfatiza.
Novo projeto quer incentivar brincadeiras fora das telas em bairros da cidade
Outra novidade para este ano será o Projeto Brinca Bairro. A proposta é levar a equipe da Secretaria de Esporte a um bairro diferente da cidade todo mês. No fim de semana escolhido, a comunidade será convidada a ir às ruas e participar de diferentes brincadeiras, unindo crianças e adultos. "Queremos gerar pertencimento e, ao mesmo tempo, incentivar as pessoas a se divertirem longe das telas. Vamos resgatar as brincadeiras antigas, aquelas que costumávamos brincar na rua, como taco, queimada, futebol de botão, amarelinha e corda", explica Vanoni.
A primeira edição está prevista para ocorrer entre os dias 21 e 22 de fevereiro, e o local ainda está sendo definido.
Texto: Eduarda Toledo - Jornalista MTb. 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0