Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura inicia nova etapa de desassoreamento no arroio João Corrêa

29/01/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

A Secretaria de Obras iniciou nesta quinta-feira, dia 29, mais uma etapa do Desassorear RS, que integra o Plano Rio Grande do Governo do Estado. O programa tem como objetivo promover o desassoreamento e a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios afetados pela enchente de 2024. Na primeira fase, os trabalhos foram realizados no arroio Kruze. Agora, seguem no Arroio João Corrêa, no trecho que vai da BR-116 até a Casa de Bombas, no bairro Vicentina.
"Logo quando assumimos a gestão, nos envolvemos na apresentação desse projeto. O bom funcionamento da casa de bombas depende desse processo. Faz parte de um conjunto de obras que ocorrem na cidade. Nesse momento, estamos na região oeste, que se sentirá mais segura com o aumento do escoamento da água", explicou o prefeito Heliomar Franco.
A diretora-geral do Semae Cladis Magnani reforçou a importância da ação. "Com a limpeza, a vazão aumenta e facilita o trabalho da casa de bombas. Acreditamos ter 1,5m de sedimentos. Esse esforço dará mais tranquilidade aos moradores".
O serviço está sendo executado pelo Estado e fiscalizado pela Secretaria de Obras e pelo Semae. De acordo com o secretário Tarzan Corrêa, a previsão é de que a intervenção seja concluída em aproximadamente duas semanas, podendo variar conforme as condições climáticas e a situação encontrada ao longo do trecho. "Num primeiro momento, o logo é retirado do canal. Depois, é preciso esperar secar. O Estado mede a quantidade de material coletado. Cumprida essa etapa, ele será colocado na base do dique para ajudar na sua sustentação.
A secretária do Meio Ambiente Cláudia Costa também vistoriou o serviço, que conta com todas as licenças necessárias para operação.


Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas