Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Sempa divulga aumento de 97,4% nas denúncias de maus-tratos em São Leopoldo

06/02/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

No mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Proteção Animal recebeu 77 denúncias de maus-tratos, um aumento impressionante de 97,4% em comparação com dezembro, quando foram registradas 39 ocorrências. A escalada preocupante revela um cenário alarmante que exige atenção imediata.  O secretário de Proteção Animal de São Leopoldo, Claudio Giacomini, expressou sua preocupação e indignação em relação a esse aumento, destacando que os números refletem uma realidade sombria. "Recentemente, a Praia Brava em Santa Catarina foi palco de uma brutalidade chocante: um cão, que viveu por dez anos em harmonia com a comunidade, foi vítima de crueldade sem precedentes. Este episódio se soma a uma lista crescente de atrocidades, como o caso da égua arrastada pelo asfalto quente e o pitbull que teve uma pedra amarrada ao pescoço e foi jogado no Rio dos Sinos, em São Leopoldo", relembra.

Os bairros com mais ocorrências são Feitoria (18%), Santos Dumont (12%) e Arroio da Manteiga (10%).  Além disso, ao considerar a população de cada bairro para estimativas per capita, Santa Teresa, Campestre e Boa Vista apresentaram as maiores incidências de denúncias por habitante, indicando uma necessidade urgente de atenção e intervenção nessas comunidades.

"Os atos de violência não são apenas crimes; eles revelam uma sociedade que parece estar perdendo a capacidade de empatia. Precisamos urgentemente refletir sobre o papel que cada um de nós desempenha na construção de um mundo mais justo assim como criar punições mais severas para quem pratica estes crimes", afirma Giacomini.

DENÚNCIAS
As denúncias devem ser efetuadas, preferencialmente, na 2ª Delegacia de Polícia Civil, localizada na Avenida Coronel Atalíbio Taurino de Rezende, n° 829, Bairro Jardim Viaduto, ou através do boletim de ocorrência online pelo site da Polícia Civil: www.delegaciaonline.rs.gov.br. O documento deve ser encaminhado para Sempa pelo e-mail: protecaoanimal@saoleopoldo.rs.gov.br.

Texto: Jornalista Morgana Saez - MTb. 6.128
Foto: Divulgação
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas