Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Corte do Carnaval 2026 é eleita com muito samba em São Leopoldo

09/02/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Digue Cardoso

Os festejos do Carnaval 2026 em São Leopoldo foram abertos oficialmente com a escolha da corte realizada neste domingo, 8 de fevereiro. O concurso elegeu a nova rainha Daiana Ribeiro Pedroso, representante da Escola de Samba Império do Sol, a 1ª princesa Gabrieli Silva Vidal, da escola de samba Leões da Feitoria, e a 2ª princesa Andriely Carvalho Gomes, da escola Acadêmicos Verde e Rosa. Também faz parte da corte o Rei Momo Luan Fernandes, que foi reconduzido à função. O evento foi realizado pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com muito samba no Ginásio Municipal Celso Morbach, reunindo autoridades e foliões do município e visitantes.

A escolha da corte contou com a participação de nove candidatas representando as seis escolas de samba do município: Acadêmicos Verde e Rosa, Alambique Leopoldense, Estação Primeira de São Léo, Imperadores do Sul, Império do Sol e Leões da Feitoria. Os cinco jurados avaliaram a entrevista, comunicação com o público, carisma e simpatia, postura e elegância e da expressão corporal, que é o "samba no pé" das concorrentes. As candidatas tiveram encontros temáticos sobre a história do carnaval da cidade, postura, beleza e empoderamento feminino. Atividades que antecederam a escolha.

O secretário de Cultura e Turismo, Geison Freitas, ressaltou a importância do carnaval e parabenizou a nova corte. "Vivemos uma noite muito especial para o Carnaval de São Leopoldo, com um evento bonito, organizado e que mostrou a força da nossa cultura e das nossas escolas de samba. Parabenizo a nova Corte do Carnaval 2026, todos representaram com brilho, carisma e muito amor pelo Carnaval. A Mostra de Samba também deu um show e reforçou que o nosso Carnaval está vivo e preparado para um grande 2026", afirmou. Freitas também fez um agradecimento ao prefeito: "Aproveito para agradecer a confiança do prefeito Heliomar, que tem acreditado e investido na valorização da cultura e do Carnaval de São Leopoldo."

O dançarino e coreógrafo Carlos Henrique Luz, passista renomado do carnaval de Porto Alegre e premiado com o Troféu Açoriano de Dança em 2026, foi o responsável pela preparação artística das candidatas para sua apresentação na escolha. Os preparativos das candidatas para o concurso também contaram com o trabalho do historiador Márcio Ramão Carvalho e a cantora e digital influencer, Vivian Vaz, a Mana. Os figurinos do concurso foram confeccionados por Juline Reis, responsável pelo Atelier JR, referência em Fantasias de Carnaval. As coroas da nova corte foram confeccionadas pelo aramista Gilberto Marins e Ateliê Z Marins.

Escolas dão uma mostra do que virá para a avenida
As seis escolas de samba da cidade participaram da Mostra do Samba, apresentando seus enredos e trazendo uma prévia do que virá para a avenida no dia 7 de março. O desfile oficial será realizado na avenida Dom João Becker, no Centro. Após a apresentação do resultado e término da Mostra, a programação da noite teve o encerramento com o show da Banda SOS.

 

Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Fotos: Digue Cardoso
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas