Notícias
SMED promove Ill Jornada de Formação para fortalecer a Educação Inclusiva na rede municipal
12/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch
A Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (SMED), por meio do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEl), realiza, na próxima semana a III Jornada de Formação, destinada a estagiários e monitores de apoio à inclusão que atuam nas escolas da rede municipal. A programação ocorre de 10 a 12 de fevereiro, com atividades de acolhimento, capacitação e qualificação profissional. A abertura será no dia 10, no Teatro Municipal, das 13h às 17h, com a palestra inaugural "As experiências formativas no apoio à inclusão: Como podemos posicionar conceitos e práticas no campo da educação? com a palestrante Juliana Fátima da Silva Chaves, coordenadora do curso de Pedagogia da UNISINOS. Nos dias 11 e 12, a formação segue na EMEF Irmão Weibert das 8h às 12h, com oficinas teórico-práticas sobre temas essenciais para o cotidiano escolar, como saúde mental, manejo em situações de desregulação, primeiros socorros, educação para as relações étnico-raciais, processos inclusivos, ética e relações interpessoais no trabalho
Centenas de participantes devem integrar a Jornada, entre estagiários, monitores de apoio à inclusão, profissionais do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e colaboradores de escolas conveniadas. Atualmente, a rede municipal conta com 49 escolas e atende cerca de 1.400 estudantes públicos da Educação Especial, reforçando a importância da formação contínua das equipes.
Para o secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão, investir na qualificação dos profissionais é essencial para garantir uma escola mais acolhedora e inclusiva.
"Cuidar da inclusão é cuidar das pessoas. Quando oferecemos formação, orientação e suporte aos nossos estagiários e monitores, fortalecemos toda a rede e asseguramos melhores condições de aprendizagem para cada estudante.
A inclusão se constrói todos os dias, com preparo, sensibilidade e compromisso coletivo. A iniciativa reafirma o compromisso da SMED, por meio do CEMEl, com a consolidação de políticas públicas de inclusão e com a construção de uma educação mais equitativa e acessível em toda a rede municipal", destaca
Conforme destaca a diretora do CEMEI, Diretora Gabriela Fonseca, "essa formação é realizada durante o recesso escolar, a Jornada é um momento estratégico de preparação e fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas, garantindo melhores condições de acolhimento, permanência e aprendizagem para todos os estudantes", frisou.
Texto: Daiane Mendes Luz - Jornalista Mtb 14.582
Superintendência de Comunicação Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0