Notícias
Atleta da escolinha do Parque do Trabalhador vence 1ª etapa do Gaúcho de Bicicross
12/03/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre
A pequena Ester Steyer, de apenas oito anos, está colocando o nome de São Leopoldo no lugar mais alto do pódio. Aluna da escolinha de bicicross do Parque do Trabalhador, mantida pela Prefeitura, a jovem atleta conquistou o primeiro lugar na etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Bicicross, na categoria Girls até 8 anos. A prova foi realizada em Venâncio Aires e reuniu competidores de todo o Rio Grande do Sul.
Moradora do bairro Vicentina e estudante do 3º ano da Escola Rui Barbosa, Ester frequenta as aulas no Parque do Trabalhador há apenas três meses, mas já demonstra talento sobre duas rodas. "Foi bem bom competir, eu nunca tinha ido naquela pista, é bem boa. Fiquei em choque que tinha conseguido ficar em primeiro", comemorou a jovem atleta.
O diretor do Parque do Trabalhador e técnico da equipe, Fernandinho, destacou o trabalho de formação realizado com os jovens pilotos. "Fico muito feliz, ela começou aqui na escolinha no mês de outubro do ano passado e já está conquistando o lugar mais alto do pódio. Isso fala por si, o projeto traz resultado, está dando certo. É um trabalho de formiguinha, e a comunidade está aderindo cada vez mais ao esporte", afirmou o treinador.
Segundo Fernandinho, o talento de Ester foi percebido logo no primeiro contato. "Ela veio no primeiro dia com o avô e já mostrou intimidade com a bicicleta. Logo convidei ela para fazer treinamento com outras equipes, onde o treinamento é mais forte. Os pais compraram a ideia, que é um ponto fundamental, e isso resultou neste êxito", explicou.
A paixão de Ester pelo bicicross começou de forma espontânea, inspirada pelo tio ciclista. "Meu tio é ciclista e a gente veio aqui um dia, e aí ele me ensinou a andar de bicicleta. Comecei a andar sem rodinha. Um dia eu vi na rede social que tinham construído uma pista aqui e que estava tendo aulinha, aí eu falei: eu quero fazer", relembrou a menina.
A família, que acompanha de perto a trajetória da jovem promessa, não esconde o orgulho e a emoção com a conquista. O pai, Tiago Luis Steyer, emocionou-se ao ver a reação da filha ao vencer a competição. "É um orgulho ter uma filha que competiu, veste a camisa. Ela é muito 'fominha' e conseguiu, gerando uma surpresa pra ela e pra mim também. Me emocionou muito ver o rosto dela incrédula. Hoje a gente quer poder investir no sonho dela, que é continuar no bicicross", declarou.
A avó Neusa Maria Steyer, que acompanha os treinos junto com o avô da menina, também celebrou a vitória. "A vó está babando até agora, muito orgulhosa", disse. Apesar do medo natural dos tombos, a família segue incentivando a pequena atleta. "A gente pede pra ela se cuidar, mas agora é só pedalar", completou a avó.
Com o bom resultado, a equipe de São Leopoldo já se prepara para a sequência do campeonato. A próxima etapa do Gaúcho de Bicicross está marcada para o mês de abril, na cidade de Sapiranga, onde Ester buscará mais uma vitória para seguir escrevendo sua história no esporte.
Monique Marcolin MTB RS 12.741
Foto: Pedro G. Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
5