Acadêmicos Verde e Rosa é a grande campeã do Carnaval 2026
22/03/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Píffero
Com uma disputa emocionante até final, a Acadêmicos Verde e Rosa se sagrou a grande campeã do Carnaval leopoldense de 2026. O samba, que homenageou a professora e militante social Nadir de Jesus, contabilizou 218,5 pontos contra 218,3 da Estação Primeira de São Leo, segunda colocada.
Composto por César Augusto Senna, o Cesinha, o samba-enredo com o título "Acadêmicos Verde e Rosa canta! Nadir de Jesus: a preta que une sonhos" embalou a passarela Tom Astral na noite de sexta-feira e encantou os jurados.
A avaliação das escolas ficou a cargo de um corpo de 22 jurados, sendo dois especialistas alocados para cada um dos 11 quesitos regulamentares: Alegorias e Adereços, Bateria, Casal de Passistas, Comissão de Frente, Evolução, Fantasias, Harmonia Musical, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Porta-Estandarte, Samba Enredo e Tema Enredo.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, 15 mil pessoas participaram do evento. A transmissão institucional realizada pela Prefeitura via YouTube alcançou cerca de 14 mil visualizações, ampliando o alcance do carnaval para aproximadamente 30 mil pessoas.
Avanços
O secretário de Cultura Geison Freitas apontou dois aspectos que melhoraram a qualidade do desfile. O primeiro, a utilização de dois caminhões de som, que facilitaram a fluidez do espetáculo. "Enquanto uma escola desfilava, a seguinte realizava ajustes de harmonia sem interferir no som da passarela. Conseguimos manter um intervalo de apenas 15 minutos entre um desfile e outro, o que foi um ganho de tempo significativo". O segundo ponto enaltecido foi a abertura do carnavalesco Ito Melodia, um dos grandes nomes do sambra brasileiro. "Subimos a régua do nosso carnaval e esperamos ainda mais em 2027"
Na abertura da apuração, a primeira-dama Simone Dutra enalteceu o aspecto integrador e econômico da festividade. "Eu gostava de Carnaval, agora aprendi a amar. São pessoas que trabalham de dia e de noite. É muito além do espetáculo de uma noite, são crianças e jovens participando num momento familiar. Esse ano foi esplendoroso", finalizou.
Pontuação final
Acadêmicos Verde e Rosa 218,5
Estação Primeira de São Leo 218,3
Imperadores do Sul 218,2
Leões da Feitoria 217,4
Alambique Leopoldense 186
Campeãs do carnaval de São Leopoldo
A galeria de troféus do Carnaval de São Leopoldo é liderada pela Império do Sol, que soma 9 títulos (1994, 2002, 2004, 2006, 2009, 2013, 2014, 2017 e 2018). Logo atrás, com 8 conquistas cada, aparecem as tradicionais Acadêmicos do Rio Branco, vitoriosa em 1985, 1986, 1989, 1990, 1991, 2005, 2008 e 2012, e Imperatriz Leopoldense, campeã entre 1996 e 2000, além de 2003, 2010 e 2011, ambas atualmente licenciadas das competições. Com 4 vitórias, figuram a também licenciada Gladiadores da Feitoria (1992, 1993, 1995 e 2007) e a ascendente Estação Primeira de São Léo, que dominou o cenário recente com títulos em 2019, 2022, 2023 e 2025. Completa a lista de campeãs a Acadêmicos Verde e Rosa, que garantiu agora seu segundo estandarte, o primeiro foi em 2024.
Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Laura Píffero
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0