Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021 17:55

Comitê suspende toque de recolher, mas mantém estado de alerta para prevenção ao coronavírus

 

Com base nos dados epidemiológicos apresentados pela Secretaria de Saúde e pelo Hospital Centenário, o Comitê de Atenção ao Coronavírus, instância paritária composta por agentes do governo e representantes da sociedade civil, definiu por manter o estado de calamidade para enfrentamento e prevenção da pandemia do novo coronavírus e atualizar as regras em vigor na cidade.

 

Com isso, o Comitê suspendeu o toque de recolher entre as 23h e as 6h e ampliou para duas horas o horário extra permitido aos estabelecimentos que possuem o Selo Estabelecimento Seguro, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae-RS e a Unisinos. Também foram atualizadas regras para academias, áreas comuns de condomínios, praças e parques públicos.

 

“Mantemos a precaução mesmo com a melhora nos indicadores, por isso permanecem todas as regras de capacidade de ocupação, higienização e distanciamento. Achamos muito precoce o movimento de flexibilização geral que ocorreu em outras cidades”, explica o secretário-executivo do Comitê, Murilo Amatneeks. Seguem obrigatórios todos os protocolos de prevenção, especialmente o uso de máscara de proteção por parte da população. O decreto com as deliberações do Comitê deve ser publicado ainda no dia hoje, 12 de janeiro, e passa a vigorar a partir de amanhã. As regras valem até o dia 19 de janeiro de 2021.

 

Para o prefeito Ary Vanazzi, presente na reunião, a decisão expressa a necessidade de seguir em alerta e de manter atitudes e regras de prevenção ao coronavírus. “Estamos construindo um amplo diálogo com todos os setores da sociedade na prevenção e retomada da economia. Como o momento é de cautela, iniciamos as medidas pelos estabelecimentos que estão com o Selo Estabelecimento Seguro”. Responsável pela coordenação da Força-Tarefa de Fiscalização, o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, reforçou a importância do Comitê e da Administração Municipal em cumprir o que é acordado com a sociedade civil. Os secretários Juliano Maciel (Sedettec), Nestor Schwertner (Semusp), Marcel Frison (Semsad) também acompanharam a reunião.

 

Comunicação apresenta nova campanha de conscientização

Durante a reunião do Comitê, o superintendente de Comunicação da Prefeitura, Valentin Thomaz, apresentou a nova campanha publicitária, desenvolvida pela Superintendência de Comunicação e pela agência Engenho de Ideias. Para Valentin, a campanha tem três eixos: o impacto, a verdade e a empatia. “A ideia é mostrar para as pessoas que não podemos desistir da luta contra o covid, com mensagens diretas que despertem um sentimento de que essa batalha também depende da atitude das pessoas”, explicou Valentin.

 

A campanha terá spots em rádios, postagens nas redes sociais da Prefeitura, carros de som, três outdoors, um painel na avenida João Correa e 20 busdoors em ônibus do transporte municipal, além de inserções no Canal Você, da Trensurb, e de painéis nas estações São Leopoldo e Rio dos Sinos.

 

Academias

O Comitê definiu por retirar a obrigatoriedade do agendamento para academias e similares, ficando por ordem de chegada, desde que respeitada lotação, número de funcionários, capacidade de atendimento e protocolos de higienização

 

Praças e Parques

A circulação e a permanência em praças e parques estão permitidas, desde que não haja aglomeração. O Parque Imperatriz continuará fechado.

 

Condomínios

As áreas comuns de playgrounds e de piscinas em condomínios estão liberadas, desde que respeitem os protocolos de uso e de higienização.

 

Denúncias de descumprimento dos Decretos Municipais

Atendimento por meio do dos telefones 153 da Guarda Municipal, disponível de segunda a domingo, com serviço de 24h.

 

Ouvidoria Municipal:

Atendimento de segunda a domingo, das 9h às 23h, pelo WhatsApp (51)9.8924-5082.

De segunda a sexta, das 9h às 14h, o munícipe poderá contatar os telefones 156, (51)2200-0362, e-mail ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo Messenger, @saoleopoldo.

 

Dúvidas e esclarecimentos sobre o Decreto Municipal

Força-Tarefa de Fiscalização

Atendimento realizado pelo WhatsApp, de segunda a sexta, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 15h, pelo número (51) 9.9312-7585.

 

 

[Texto e fotos: José Luís Zasso. Jornalista Mtb. 17.341 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h