Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 10 13:19

Prefeito Vanazzi vistoria as obras do Teatro Municipal

 

As obras do Teatro Municipal de São Leopoldo estão em fase de conclusão. O espaço está previsto para ser inaugurado no dia 25 de julho, aniversário do município. O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, apresentou a data durante a vistoria técnica realizada pelo prefeito Ary Vanazzi ao local realizada na manhã da quarta-feira, 9 de junho.

 

“O Teatro é muito importante, é estratégico para a cultura, para a história da nossa cidade. Nós estamos preparando a cidade para 2024, com o Teatro, a Praça renovada, que deu uma nova cara para a região. Estamos investindo muito nos espaços públicos”, ressaltou o prefeito ao lembrar que reabriu o teatro na sua gestão em 2006 e recebeu fechado em 2017. 
Vanazzi destacou que a restauração do Teatro faz parte de um calendário do município para preparar a cidade para o Bicentenário de São Leopoldo em 2024. 

 

A execução das obras do Teatro foi viabilizada em 2019 com a definição da fonte para investimento através de um termo de Ajustamento de Conduta (TAC) via Patrimônio Histórico de São Leopoldo e recursos próprios da Prefeitura.  O custo da obra é de R$ 340 mil. 

 

A restauração do Teatro contemplou a instalação de uma nova estrutura para o telhado, utilizando aluzinco com proteção térmica, troca do carpete e do forro e a adaptação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). As melhorias também foram feitas nos camarins e a instalação de equipamentos de segurança para os técnicos de imagem e de som.

 

Pedro Vasconcellos afirmou que a obra está sendo concluída com os detalhes finais no Teatro e na Galeria. O secretário ressaltou que o Teatro ficará com todas as condições técnicas para utilização e seguirá as normas determinadas pelos decretos municipais de prevenção da pandemia para a retomada do uso pela comunidade. 

 

O Teatro Municipal foi fechado em 2016 devido a problemas na estrutura e infiltrações. Em 2017 foi aprovado o projeto da reforma, sendo que em 2019, foi definida a fonte para investimento na obra e dado o início aos trabalhos. 

 

De acordo com o coordenador do Teatro, Cristiano Adeli, que acompanha os trabalhos, a empresa precisou ser notificada devido ao andamento da obra. Adeli relata que a pandemia também teve influência no atraso da execução do projeto, como aumento de preços. Atualmente está em andamento o PPCI.
Acompanharam também a vistoria ao teatro a Presidente da Câmara de Vereadores Ana Affonso (PT) e secretário-geral de Governo Nelson Spolaor. 

 

Estrutura
Total de poltronas: 270 conforme adequação ao PPCI
Rider técnico de sonorização e iluminação
Varas de iluminação e cenário móveis com contra pesagem
Vestimenta cênica
Palco italiano com boca de cena de 9m X 2,9m
Cabine de som e luz
Três camarins

 

[Foto: Thales Ferreira. Mtb 18.891| Texto: Vanessa Bueno – jornalista MTb.11.299 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h