Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 17 de Novembro de 2020 20:12 - Saúde

Em reunião do Comitê, São Leopoldo mantém regras de prevenção e elabora plano de ação para reforço no enfrentamento da pandemia

 

Em reunião do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, instância consultiva paritária e com representação da sociedade civil, realizada na tarde dessa terça-feira, dia 17, para avaliar os indicadores do município e discutir as medidas de prevenção, São Leopoldo decidiu manter as atuais regras de prevenção à pandemia de coronavírus. O decreto 9.714/20, assinado pelo prefeito Ary Vanazzi no dia de hoje prorrogou o decreto 9.598/20, que segue valendo até o dia 24 de novembro. São Leopoldo participa do sistema de cogestão regional do Modelo de Distanciamento Controlado, que permite regras da bandeira laranja, mesmo com a região classificada em bandeira vermelha, o que significa que não haverá fechamento em estabelecimentos que estão funcionando no município.

 

Plano de Ação propõe reforço na fiscalização e ações de conscientização
Um dos temas debatidos pelo Comitê foi o reforço nas ações de conscientização, incluindo uma nova campanha de mídia reforçando as orientações durante a campanha de natal do comércio de São Leopoldo. A campanha também deverá ter foco nas praças e espaços públicos da cidade.

 

O Comitê também estabeleceu uma diretriz de reforço na fiscalização e nas ações da Força-tarefa de Fiscalização. “O nosso entendimento é de fortalecer as ações de conscientização das pessoas e reforçar a fiscalização”, disse o prefeito Ary Vanazzi. As propostas fazem parte de um Plano de Ação estruturado pelo Comitê.

 

Carta ao Governo do Estado

O Comitê também elaborou, e deve divulgar no dia 18, uma carta ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, onde aborda em especial a preocupação com a situação do litoral gaúcho durante o verão, que recebe muitos moradores da região metropolitana nos finais de semana e feriados de dias mais quentes; um questionamento aos critérios utilizados para as bandeiras do distanciamento controlado e ao fluxo de residentes de outros municípios nos leitos de UTI.

 

A carta também destaca a estratégia de testagem do município, que está perto de realizar 30 mil testes e realizando busca ativa em segmentos de trabalhadores mais expostos, como motoristas de aplicativo, entregadores, motoristas de ônibus, atendentes em restaurantes, trabalhadores de escolas infantis e profissionais de salões de beleza.

 

Reunião extraordinária na sexta-feira
Uma reunião extraordinária do Comitê será realizada na sexta-feira, dia 20, para a análise dos dados de São Leopoldo antes da prévia do mapa do distanciamento controlado definido pelo Estado.

 

Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus

O Comitê é formado por órgãos do governo municipal, entidades da sociedade civil como a Acist-SL, o CDL, o Sindilojas, o Pólo Gastronômico, além de representações do COE-E Municipal, das escolas infantis, academias e espaços de festas e eventos. O Comitê tem como competência elaborar, acompanhar, monitorar e avaliar as medidas a serem empregadas pela Administração Pública durante a calamidade pública; elaborar relatórios e pareceres sobre as ações administrativas em curso relacionadas à pandemia, a serem apresentadas e comunicadas regularmente; divulgar a população orientações e informações relativas à emergência de saúde pública, bem como fomentar campanhas de ações preventivas; e monitorar os indicadores da pandemia periodicamente.

 

O decreto está disponível no link: http://www.saoleopoldo.rs.gov.br/?template=abreAnexos&arquivo=11947&nomeArquivo=Dec.%209.714%20-Altera%20o%20Dec.%209.598%20que%20Reitera%20o%20estado%20de%20Calamidade%20P%FAblica%20-%20Covid-19&categoriaDownload=1

 

Dúvidas com relação aos decretos de calamidade pública

Whatsapp da Força-Tarefa de Fiscalização

(51) 99312.7585

De segunda a sexta, das 9h às 20h | Sábado, das 9h às 15h

 

Denúncias de descumprimento dos decretos

Guarda Civil Municipal

Telefone: 153, (51) 3526-5800 e (51) 3526-5801

 

[Fotos: Valentin Thomaz | Texto: José Luís Zasso. Jornalista Mtb 17.341 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h