Luanna Isabelly vence Miss Universo Trans 2023
05/12/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Reprodução Instagram
Uma brasileira foi eleita pela primeira vez Miss Universo Trans. A moradora de São Leopoldo Luanna Isabelly, 28 anos, foi escolhida entre 16 candidatas na segunda-feira, dia 4, em concurso realizado em Nova Déli, na Índia. Luanna que já tinha os títulos de Miss Trans São Leopoldo, Miss Trans Rio Grande do Sul e Miss Brasil em 2022, deu um salto em sua carreira com essa conquista internacional.
Luanna teve que se preparar muito para o concurso: estudou inglês e fez aulas de reforço nas horas vagas para se fazer compreendida pelos jurados durante seu discurso. Além disso, impressionou os jurados ao receber o prêmio de melhor traje de gala do concurso. “Meu sentimento é de muito orgulho. Orgulho de ser brasileira, orgulho de representar meu país num certame tão importante para a minha comunidade. Acredito firmemente que o conhecimento é fundamental para o nosso crescimento, desenvolvimento como indivíduo e sociedade. O conhecimento nos empodera para tomarmos decisões informadas e contribuir positivamente para a nossa comunidade e entender melhor o mundo ao nosso redor” afirma a Miss Trans Universo 2023.
Sobre a luta e a importância para o coletivo LGBTQIA+, Luanna Isabelly destaca o empoderamento e a necessidade de conscientizar a sociedade, vencer barreiras e quebrar preconceitos. “A diversidade é soberana e eu carrego comigo toda a força e as fragilidades que o nosso coletivo enfrenta todos os dias. A palavra Miss tem um sentido verdadeiro do projeto que me movimenta, que é trabalhar em prol de uma sociedade livre de preconceitos e com mais oportunidades. Durante esse novo ciclo que se inicia, como Miss Universo, mulher trans e cidadã, eu afirmo meu comprometimento de carregar todos os dias, o desafio de romper todas as barreiras na busca pela igualdade humana e a igualdade social para que possamos verdadeiramente vivermos em paz”, disse.
Violência Contra Mulheres Trans no Brasil: Uma Realidade Sombria
A vitória de Luanna Isabelly no Miss Universo Trans também lança luz sobre uma realidade sombria: a violência contínua contra mulheres trans no Brasil. O Brasil é notoriamente conhecido por altas taxas de violência e assassinatos de pessoas trans. Este cenário trágico ressalta a necessidade urgente de conscientização e ação. A visibilidade e o reconhecimento alcançados através de concursos internacionais são passos significativos na luta contra a discriminação e a violência.
Eles servem como um lembrete poderoso de que a beleza, a inteligência e o talento das mulheres trans merecem ser celebrados e protegidos. A ascensão de figuras como Luanna em cenários globais desafia a narrativa de marginalização e promove uma mensagem de resiliência e força. A luta continua, no entanto, para garantir que a sociedade brasileira não apenas reconheça, mas também proteja e valorize as vidas de todas as suas cidadãs trans, promovendo um ambiente de segurança e igualdade para todos, independentemente de sua identidade de gênero.
[Foto: Reprodução Instagram | Texto Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb 12.480 | Colaborou: Fabiano Ahlert | Scom/PMSL]
Compartilhe:
de
0