Notícias
Papas da Língua é atração para recepcionar profissionais da educação da rede municipal
20/02/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Thales Ferreira

Na segunda-feira, 19 de fevereiro, mais de 2 mil pessoas entre professores, equipes diretivas e trabalhadores da rede municipal de educação de São Leopoldo e escolar conveniadas, participaram de uma grande festa. A banda Papas da Língua foi a atração artística principal da abertura festiva do ano letivo, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), no Museu do Trem.
Além do show da banda gaúcha, a Escola de Samba Império do Sol também animou a noite, levando muito samba e alegria para os presentes no evento. “Depois de um ano de muito trabalho e repleto de grandes conquistas, tudo isto foi preparado para realizar um momento muito especial e dar as boas-vindas, iniciando o período letivo que chega. Esta ação é uma forma de agradecimento e de prestígio. Vamos retornar às aulas com muito alto astral”, declarou o secretário de Educação, professor Ricardo Luz.
Investimentos
Cerca de 30 mil alunos retornam para as 50 escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira, dia 21. Antes disso, logo depois do encerramento do ano letivo de 2023, a prefeitura e a Smed programaram uma série de reformas e qualificações de espaços em 31 escolas da rede municipal. Foram investidos R$ 2,1 milhões em acessibilidade, conforto, segurança e regulamentação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). Outros R$ 16 milhões serão destinados durante o ano letivo em ações e programas de educação. “Temos uma visão de que o mundo que queremos construir, melhor a cada dia, passa efetivamente pela escola, pela educação”, disse o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, representando o prefeito Ary Vanazzi no evento. “Estive no período de férias com o professor Ricardo visitando reformas em escolas que estavam sendo feitas na parte estrutural, pois o governo precisa garantir uma escola de qualidade”, reforça.
Papas da Língua
Fundada há quase três décadas em Porto Alegre, a banda acumula inúmeros sucessos, sendo destaque nacional e internacional e tendo diversas de suas músicas em trilhas sonoras de novelas. A trajetória do Papas da Língua teve início quando Serginho Moah (vocal), Léo Henkin (teclado e vocal), Zé Natálio (guitarra e vocal) e Fernando Pezão (bateria) se uniram para criar uma sonoridade única, fundindo rock, reggae e pop com a essência da música brasileira em suas composições. Sucessos como “Encontros Amargos”, “Blusinha Branca” e “Vem pra cá” cativaram o público, tornando-se parte essencial do repertório da banda.
"Acho maravilhoso. A gente precisa desse encontro, desse acolhimento. Rever os colegas, até que estão em outras escolas, ter a oportunidade de se encontrar, de compartilhar algumas vivências. Dá uma energia em se sentir abraçada nesse momento e fortalece a rede de ensino", declara Rosecler Dias Pereira, professora da Escola Municipal João Goulart.
"Anima todo mundo no início do ano, integra um lado mais leve, descontraído e ajuda no convívio. Dá um gás pra começar o ano letivo de uma forma diferente", disse Cassiana dos Reis Simão, professora da Escola Conveniada Juadi.
Terça-feira tem Leandro Karnal
Na terça-feira, 20 de fevereiro, haverá a palestra “Educação para o futuro: esperançar é preciso”, com o renomado pensador Leandro Karnal. O encontro será realizado no Anfiteatro Padre Werner da Unisinos, dividido em dois turnos: início às 8h30 e às 14h. Ambos os encontros são destinados para professores e equipes diretivas da rede municipal.
Para quem não conseguir assistir a palestra no Anfiteatro Padre Werner, o evento será transmitido ao vivo no Teatro Municipal, no Centro Cultural José Pedro Boéssio.
A abertura festiva do ano letivo 2024 é uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Smed, com apoio do Sesc/Fecomércio São Leopoldo.
Estiveram presentes a presidente e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Iara Cardoso e Ana Affonso; a secretária adjunta de Educação, Renata de Matos; a diretora do Sesc São Leopoldo, Andrea Guedes, e a diretora do Museu do Trem, Alice Benvenutti.
[Fotos: Thales Ferreira | Texto: Daviellen Pedroso - estagiária de Jornalismo | Supervisão: Jornalista Diogo Fernandes - MTb 15.617 | Comunicação Smed]
Compartilhe:
de
0