Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Império do Sol é a campeã da Série Prata do Carnaval de Porto Alegre

26/02/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Estevan Benacchi

 


A Sociedade Cultural Beneficente e Carnavalesca Império do Sol de São Leopoldo venceu a Série Prata do Carnaval de Porto Alegre. O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (26), no Complexo Cultural do Porto Seco. A escola abriu os desfiles na noite de sábado (24) e levou para a avenida o tema enredo: "Um Bicentenário com mais de 200 anos - São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada". A Império volta em 2025 para a Série Ouro, a elite do Carnaval de Porto Alegre. 

 

A Império do Sol somou 238,9 pontos. Em segundo lugar ficou a Escola União da Tinga com 238,5 pontos. São avaliados oito critérios: bateria, samba enredo, harmonia, tema enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira e alegoria. No carnaval de Porto Alegre, a comissão de frente é obrigatória, mas não é um dos critérios de avaliação. 

 

A Império contou com 3 alegorias e 1.100 componentes, divididos entre alas, destaques e coordenação.  "Foi um trabalho bastante difícil, mas a gente conseguiu atingir o objetivo, que era apresentar um grande espetáculo e mostrar que a nossa cidade é valorosa, que a nossa cidade é uma cidade alegre, feliz, colorida, e que a nossa história é muito rica, fazendo essa miscigenação de raças, esse entrelaçamento de culturas, isso tudo a gente mostrou aqui em Porto Alegre, que São Leopoldo é uma cidade rica em cultura, e queremos também agradecer muito ao poder público que nos pode orientar e proporcionar que a gente fizesse esse grande trabalho junto com a comunidade de São Leopoldo. Contamos hoje a história, a nossa história, a história de cada um, que vive, que mora e que nasceu em São Leopoldo", disse Alzemiro Jacintho da Silva, o Miro, presidente da Império do Sol.

 

O prefeito Ary Vanazzi desfilou como destaque em um dos carros alegóricos da escola, acompanhado da esposa Daniela Affonso, e comemorou a conquista. "Essa vitória da Império do Sol no grupo de acesso do Carnaval de Porto Alegre para a cidade de São Leopoldo é muito importante. Ela homenageou a imigração alemã nos 200 anos da cidade. Foi por isso que nós do governo participamos intensamente e colaboramos, porque é uma vitória muito importante, pois fortalece a nossa cultura e também eleva a cultura popular", disse Vanazzi. 

 

O secretário de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Marcel Frison, que também esteve presente no desfile da Império, ressaltou a importância da vitória da escola no cenário carnavalesco. "Estou muito feliz porque foi a primeira vez que desfilei e fui campeão junto com a escola Império do Sol, trazendo o nosso bicentenário. Estamos muito contentes e maravilhados, primeiramente por trazer a escola de volta ao grupo especial do Carnaval de Porto Alegre, e ter o nosso bicentenário levado a todo o Brasil", comemora Marcel.


Samba enredo


(Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Inácio Rios e Chico Professor)

 

Guaraci beija a Pindorama
O rio trama com as montanhas
Dançando pro mar
O linho se entrelaça à melanina
E aos olhos da coroa 
Faz de ninho este lugar

 

O vale mistura as cores
Saberes, sabores
Açores, africanos, Carijós
O vale se tinge de cores
Das dores, da fé

 

Na vila pulsa a vida capilé
Do horizonte, sonhos distantes
Às margens sinuosas do Itapuy
Embalaram a viagem imigrante
A terra é majestosa por aqui

 

A lida que semeia sesmarias
Na Feitoria, cultiva a saudade
A cidade floresce assim
E o trem que passa abraça o amanhã
Por um lugar ao sol…
Esse povo construiu
A colônia leopoldense, a primeira do Brasil

 

E a Império do Sol
Que brilha neste céu
Tua morada é São Léo 
Sou alemão, africano, brasileiro
Originário, luterano, macumbeiro
Bato no peito, sou imperiano
A minha história tem mais de 200 anos

 

Desfile do Carnaval em São Leopoldo 

 

No próximo sábado, dia 2 de março, a escola volta para a avenida, em São Leopoldo, na avenida Dom João Becker, Passarela do Samba Tom Astral. Ela participa como convidada.

 

Desfile em São Leopoldo

 

Tema “A história de São Leopoldo: a imigração alemã e seus 200 anos”. 
Data: Sábado, 2 de março
Horário: 21h
Local: Passarela do samba Tom Astral
Avenida Dom João Becker, Centro. 

 

A ordem de entrada na avenida Tom Astral ficou da seguinte forma:


•    Alambique Leopoldense
•    Império do Sol
•    Estação Primeira de São Léo
•    Acadêmicos Verde e Rosa
•    Leões da Feitoria
•    Imperadores do Sul

 

[Foto: Estevan Benacchi | Texto: Lisandro Lorenzoni - Jornalista MTb.12.480| Scom/ PMSL]


 

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas