Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura e Senai Lab apresentam as trilhas de aprendizagem para jovens da rede municipal

27/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Monique Marcolin



Estudantes do 9º ano e etapa final da EJA da rede municipal de ensino terão a oportunidade de receber uma formação para o mundo do trabalho. Nesta quarta-feira, 27 de março, ocorreu a aula inaugural do Programa Trilhas da Aprendizagem do Senai São Leopoldo, apresentado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes João Stragliotto. 

De acordo com a secretária-adjunta de Educação, Renata Matos, a Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou a contratação das Trilhas de Aprendizagem no modelo SenaiLab. Serão oferecidas vagas para até 450 estudantes, no ano de 2024, que receberão formação em 192 horas, durante o contraturno escolar, com aulas duas vezes por semana. O investimento é de aproximadamente de R$ 1,2 milhão, incluindo com a contratação do transporte. O secretário de Educação, professor Ricardo Luz, que na ocasião representou o prefeito Ary Vanazzi, destacou a importância do investimento público em educação e de ofertar ao jovem conhecimento para decidir seu futuro profissional. Já a diretora da escola anfitriã, professora Lucila Pinheiro da Costa, disse aos estudantes presentes “peguem essa chance com as duas mãos, é uma oportunidade única e maravilhosa”.

O projeto Trilhas de Aprendizagem envolve 24 escolas da rede municipal – EMEFs Padre Orestes, Zaira Hauschild, Irmão Weibert, São João Batista, Salgado Filho, Paulo Couto, Paul Harris, Otília Rieth, Olimpio Albrecht, Maria Edila, José Grimberg, João Carlos Von Hohendorff, Maria Gusmão Brito, Germano Sperb, Emílio Meyer, Dilza Flores, Clodomir Vianna Moog, Castro Alves, Álvaro Nunes, Barão do Rio Branco, Santa Marta, Paulo Beck e Chico Xavier. As trilhas contemplam os cursos de preparação para o mundo do trabalho, mecânica industrial, sistemas de controle de automação, tecnologias da indústria 4.0. O Senai Lab é um espaço de experimentação de novas ideias com propósito de compartilhar conhecimento. O programa Trilhas de Aprendizagem visa despertar o interesse dos adolescentes para o mundo do trabalho na indústria, com foco de atuação nas áreas Metalmecânica e Automação, proporcionando Banco de Talentos, para os alunos que ingressarem nos cursos de aprendizagem.

Estiveram presentes o diretor executivo do Sindimetal, Valmir Pizzuti, o diretor dos Centros de Formação profissional do Senai, Sandro Lima Bernieri, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, que falou em nome da Câmara Temática da Indústria. “A gente aposta muito neste projeto pois é relevante para o futuro da nossa juventude. O governo municipal investiu recursos públicos no que é fundamental para nós enquanto poder público, ofertar oportunidades como está para os jovens”. 

[Texto e foto: Monique Marcolin - Jornalista - MTb 12.741 | Scom/PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas