Ricardo Luz transmite cargo de Secretário Municipal de Educação
04/04/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Bernardo Almeida

Na tarde desta quinta-feira, 4 de abril, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo realizou na EMEF Castro Alves, a transmissão de cargo da Secretaria Municipal de Educação (Smed) no qual o professor Ricardo Luz esteve à frente nos últimos seis anos. A Smed agora ficará ao comando da Renata Matos, professora de História da Rede Municipal desde 1993 e coordenadora do Comitê Popular em Apoio à Implantação do IFSUL em São Leopoldo.
O prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi ressaltou os programas educacionais realizados no município durante a gestão de Ricardo. “Através de grandes debates e diálogos com a comunidade escolar da rede pública de São Leopoldo podemos enfrentar, a partir da figura do secretário Ricardo, os desafios que nos foi imposto na educação, com muito diálogo com professores, servidores e profissionais das escolas do município. Com valorização ao servidor público e aos estudantes é que podemos construir uma rede educacional que nos coloque no alto patamar do Estado e do país”, comentou o prefeito.
Ricardo abordou o compromisso com a educação pública de qualidade que a secretaria teve durante os seis anos em que esteve à frente. “Temos que dizer em alto e bom som que a educação pública, se bem planejada e eficiente, dá certo sim. Eu acredito muito nisso, e agradeço muito a vocês profissionais da educação, professores, supervisores, vocês nos deram a oportunidade de reivindicar esse discurso e afirmar o compromisso que tivemos com a educação pública. Hoje o IFSUL está aqui em São Leopoldo, pois seus representantes viram o comprometimento com a educação que temos na cidade, graças a esse trabalho que construímos nos últimos seis anos”, afirmou.
Renata, nova titular da Smed, afirmou seu compromisso com a educação no município e do legado que Ricardo deixa para a Secretaria “Só tenho a agradecer por estar tendo essa oportunidade, é a partir dessa interação direta com os professores, com os diretores de escola, com os alunos que se constroem as políticas públicas na educação, e é esse o legado que o professor Ricardo nos deixa, e que é nosso compromisso manter esses processos para avançar ainda mais os processos educacionais na cidade”, disse a nova secretária.
Renata também é, desde 2018, assessora de Assuntos Intersetoriais da Smed. Está na secretaria desde 2017, quando trabalhou com a assessoria pedagógica das escolas de ensino fundamental do município. É coordenadora do Comitê Popular em Apoio à Implantação do IFSUL em São Leopoldo, coordenou o processo de criação da lei que estabelece o mestrado, integra a Câmara Temática de Educação, o Conselho Municipal de Cultura e durante seis anos esteve no Conselho Municipal de Direitos da Criança e dos Adolescentes, coordena junto com a Secretaria Municipal de Cultura a Feira do Livro Municipal, coordenou a Conferência Municipal de Educação, a Etapa Municipal de Educação de 2022, a CONAP, a Conferência Municipal de Educação de 2023. Além de outras atribuições ligadas à educação no município.
Também estavam presentes no ato: a diretora da EMEF Castro Alves, Andreia Vilanova, o presidente do Conselho de Educação de São Leopoldo, Otávio Forneck, a vice-presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme), Fabiane Bitello, o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito, o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima, além de demais lideranças da rede educacional no município.
[Texto e foto: Bernardo Almeida – Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480 | Scom/PMSL]
Compartilhe:
de
0