Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Chuva e vento forte causam transtornos em bairros de São Leopoldo

28/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

 


O grande volume de chuva e ventos fortes registrados durante a tarde e noite de sábado (27) causaram prejuízos e danos à população e também ao município. Houve ainda descargas elétricas, princípio de granizo em algumas localidades e diversos pontos de alagamentos em ruas e avenidas, como no Centro, Feitoria, Pinheiro, Santos Dumont, Scharlau e Vicentina. A previsão é de instabilidades até quarta-feira (1º/05), conforme o boletim meteorológico da Sala de Situação da Sema/RS.


A Defesa Civil registrou pelo sistema ANA/CPRM um acumulado de chuva de 80mm somente ontem. Entre 17h45 e 18h45, choveu 63mm em cerca de 1h. O volume de chuva superou o acumulado histórico dos últimos 30 anos de abril (143mm), atingindo 160mm. O prefeito Ary Vanazzi determinou as equipes da força -tarefa formada por secretarias, Semae e Defesa Civil, o imediato atendimento aos chamados e ocorrências, logo após os primeiros registros da intempérie.


Dano na rede elétrica afeta abastecimento de água 


O vento forte atingiu a rede elétrica da Elevatória de Água Bruta do Semae na avenida Imperatriz, causando interrupção da captação de água. O conserto na rede interna foi feito ainda na noite de sábado pela autarquia, porém o vento também danificou a rede elétrica da RGE na parte externa, e o conserto foi realizado na madrugada de domingo pela concessionária. Por 10 horas não houve captação de água, o que acabou afetando o abastecimento de água em diversos bairros. De acordo com o Semae, o sistema de abastecimento deve ser normalizado no decorrer desta tarde e noite de domingo.


Queda de árvores, destelhamentos e problemas no sistema semafórico 


A Defesa Civil contabilizou até a manhã deste domingo (28), 14 quedas de árvores nos bairros Pinheiros, Rio Branco, Feitoria, Campina, Arroio da Manteiga e São Miguel. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), também ocorreram problemas parciais em 18 semáforos por falta de energia elétrica ou pane no sistema, devido às descargas elétricas.


Dois muros caíram, um no Fião, próximo à Escola Estadual Dr. Caldre Fião, e outro no bairro Pinheiro. Ao todo, a Defesa Civil distribuiu 30 lonas em diferentes bairros da cidade. Não há nenhuma família desabrigada ou desalojada. Houve ainda o destelhamento parcial da UBS Pinheiro. Uma equipe trabalhou na tarde de hoje no conserto do telhado. 


Informações Locais - São Leopoldo


Nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo (ANA/CPRM): 2,80m


Precipitação nas últimas 24h (ANA/CPRM): 80mm


Precipitação acumulada no mês de Abril (ANA/CPRM): 160mm


Precipitação média dos últimos 30 anos para Abril: 143mm


Status em relação ao nível do Rio dos Sinos: OBSERVAÇÃO


O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo se encontra um pouco acima da média, não apresentando riscos nem exigindo atenção especial no momento.


O nível mais baixo registrado em São Leopoldo em 2024 foi de 0,65m no dia 10/02/2024.


O nível mais alto registrado em São Leopoldo em 2024 foi de 3,83m no dia 25/01/2024.


BOLETIM DA SALA DE SITUAÇÃO SEMA RS - 28/04/2024


Neste domingo (28), as instabilidades atuam sobre a metade Norte com chuva e vento fortes acompanhadas de descargas elétricas, devido ao lento deslocamento da frente fria sobre o oceano e ao fluxo de umidade vindo do norte do país. Nas Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, Nordeste, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e Litoral Norte, os volumes variam entre 15mm e 30 mm/dia, podendo passar dos 40 mm/dia no Noroeste. Na metade Sul, a atuação de uma massa de ar seco volta a favorecer o tempo estável com sol entre nuvens.


Na segunda-feira (29), os temporais isolados voltam a atuar em praticamente todo o território gaúcho, devido à atuação de uma região de baixa pressão e do fluxo de umidade. Na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e Região Metropolitana, os volumes variam entre 25mm e 40 mm/dia, podendo passar dos 50 mm/dia na Campanha e Sul. Durante as instabilidades, os ventos sopram com rajadas em torno dos 40 aos 50 km/h, podendo passar dos 60 km/h.


Na terça-feira (30), o avanço de uma frente fria sobre o oceano juntamente com o fluxo de umidade favorecem as chuvas intensas, ventos fortes e eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e Região Metropolitana. Os volumes variam entre 50 a 70 mm/dia, podendo passar dos 90 mm/dia na Campanha, Sul e Costa Doce. Durante as instabilidades, os ventos sopram com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h, podendo passar dos 80 km/h.


A tendência é que na quarta-feira (01), as instabilidades permaneçam intensas em praticamente todo o Estado, com os maiores acumulados ocorrendo na metade Norte e Oeste do Estado.


[Foto: Divulgação | Texto: Lisandro Lorenzoni - Jornalista MTb. 12.480 | Colaboração: Fabiano Camargo/Defesa Civil | Comunicação Sema/RS | Scom/PMSL]

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas