Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura de São Leopoldo realizou o ato de abertura da 22ª Semana da Alimentação do município

14/10/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Vitor Klein



Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de São Leopoldo realizou a cerimônia de abertura da 22ª edição da Semana de Alimentação, evento que celebra o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Nutrição (FAO) e ainda aborda importantes manifestações, debates e encaminhamentos a respeito da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. O ato solene se iniciou às 10h, e aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, no Centro administrativo. 

Com a temática “Soberania, Segurança alimentar e Sustentabilidade na reconstrução do RS”, as palestras acontecerão em todo Rio grande do Sul, entre os dias 14 e 20 do mês. 

O evento contou com a presença de membros do executivo municipal, conselheiros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Leopoldo (COMSEA), cozinhas sociais, organizações de sociedades civis como a Associação de Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP), representantes de outros conselhos, além disso, contou com a participação do público em geral.

No ato, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a secretária municipal da Assistência Social, Marcia Rosane Martins, representante do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional e coordenadora do “São Leo mais comida no prato”, Carolina Cerveira, a presidenta do COMSEA da cidade, Ingrid Becker, e a representante da cozinha social K’Anjos do Bem, e vice-presidente do COMSEA, Andrea Santos, fizeram suas explanações sobre o tema.

O chefe do executivo, ao enfatizar e destacar sobre a importância das cozinhas sociais, afirmou: “o movimento social, sobretudo as cozinhas sociais, não podem ser vistas como uma forma de distribuição de alimentos apenas, pois ela também necessita transformar o cidadão em sujeito, aquele que busca melhor saúde, melhor alimentação, melhor infraestrutura e etc. A cozinha deve fazer parte de um conjunto de políticas que nós desenvolvemos na cidade”. 

Além de Vanazzi, Márcia Martins falou sobre os investimentos de São Leopoldo: “o município chegou a investir dois milhões de reais para que a comida de qualidade e saudável chegasse ao prato de todas as comunidades, sobretudo aquelas em maior estado de vulnerabilidade, sendo uma solicitação do COMSEA”. Ademais, a secretária apresentou a quantidade de famílias que as cozinhas sociais atenderam ao longo dos anos: “Por ano, elas serviram vinte mil refeições e, durante as enchentes, o número aumentou, embora tenham sido afetadas”.

Em seguida, os participantes do evento foram convidados para assistir à exposição “São Leo mais comida no prato”, redes de segurança alimentar nas comunidades e programa da Secretária Municipal de Assistência Social (SAS), que está no Hall de entrada da Prefeitura.

Texto e foto: Vitor Klein – estagiário de Jornalismo
Revisão: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas