Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura de São Leopoldo reabre Unidade Básica de Saúde Brás

26/12/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Foto: Jornalista Valentin Thomaz - MTb 19048

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Brás foi reaberta nesta quinta-feira, 26 de dezembro. O ato de entrega realizado pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde ocorreu na sede da unidade localizada na rua Leopoldo Wasun, 715, com a presença do prefeito Ary Vanazzi, autoridades, servidores e comunidade. Atingida severamente pela enchente, a UBS Brás ficou fechada para a reforma emergencial e o atendimento foi realizado na Associação de Moradores, em uma tenda montada com a parceria do Sesi e depois na Unidade de Saúde Padre Orestes. 

O prefeito Ary Vanazzi destacou o trabalho para reabrir as unidades de saúde e agradeceu o envolvimento das secretarias municipais, secretários, servidores e da comunidade. “Tivemos rapidez e buscamos muitos recursos para São Leopoldo. Em seis meses, depois da dimensão da tragédia que vivemos, devolvemos a cidade limpa, postos novos e escolas em situação melhor do que antes da enchente, o que demonstra nosso compromisso e responsabilidade”, declarou ao contextualizar diversas ações de melhorias na infraestrutura da cidade e os programas de moradia para famílias atingidas pela enchente.   

A secretária municipal de Saúde, Paula Silva, destacou a importância da UBS Brás, que abriga duas equipes de Saúde da Família e faz mais de 350 atendimentos por dia. Além da qualificação da UBS para o atendimento e para trabalho das equipes, a secretária enfatizou a sua relevância como campo de ensino-serviço para os estudantes universitários da área de saúde. 

“Estamos muito felizes em devolver a UBS para a comunidade que foi tão afetada pela enchente e teve tantas dificuldades. Hoje entregamos a unidade em melhores condições para o atendimento da população e para o trabalho das equipes”, ressaltou e parabenizou pelo empenho de todos para garantir os serviços e fez um agradecimento especial aos agentes de saúde pela dedicação orientando as pessoas mesmo tendo suas vidas afetadas pela enchente. A secretária contou que já tem recurso aprovado junto ao Ministério da Saúde para reforma estrutural da unidade, que vai qualificá-la ainda mais. 

A unidade já retomou o atendimento a partir de hoje com serviços de saúde para crianças mulheres, idosos, de hipertensão, diabetes, pré-natal e verificação de sinais. A sala de vacinação e o atendimento odontológico devem ser retomados em janeiro de 2025. 

O ato também teve a participação da diretora presidente da Fundação Municipal da Saúde, Liciane da Silva Costa Dresch, que também saudou a colaboração de todos, comunidade e equipe, para a reabertura da Unidade. 

Luci Ferreira da Silva, 75 anos, mora há cerca de 30 anos no bairro e comemorou a reabertura da UBS, que está situada na mesma rua da sua casa. “É muito bom ter um posto próximo de casa, ainda mais para os idosos. Sentimos falta, mas fomos muito bem atendidos onde estavam até ficar pronto”, afirmou.  

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, e o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Claudimir Schütze, o secretário de Meio Ambiente, Anderson Etter, entre outras pessoas. 

A rede municipal de saúde teve 16 unidades básicas de saúde atingidas pela enchente, sendo que 8 foram parcialmente afetadas e 8 com danos severos. Nesta quinta-feira, 26 de dezembro, totalizaram 15 unidades reabertas. E a última, a UBS Vicentina, será entregue na próxima segunda-feira, 30.


Texto: Vanessa Bueno – Jornalista Mtb. 11.299
Fotos: Jornalista Valentin Thomaz - MTb 19048

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas