Notícias
Semmam abre agendamento para trilhas ecológicas no Parque Imperatriz
20/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam) está realizando as trilhas ecológicas no Parque Imperatriz. O atendimento será em grupos, de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, sempre com agendamento prévio. Em celebração ao Dia Mundial da Água, que tem como data 22 de março, esta semana, a Semmam está recebendo escolas e entidades com foco na relação do Parque com a preservação da água para o município. Nesta quinta-feira, 20, pela manhã, participaram estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris.
As trilhas ecológicas possibilitam uma experiência de atividade física, lazer e aprendizado em meio à natureza, de modo que as pessoas se conectem com a biodiversidade, promovendo também a conscientização ambiental. O Parque Imperatriz possui um percurso que se divide em três trilhas. Uma delas é a trilha das Grapias. Este trajeto inicia na área de lazer do Parque e, durante a caminhada com os estudantes, serão realizadas paradas em “estações”, pontos onde se explicam aos alunos sobre impactos da ocupação antrópica, a importância dos arroios, tipos específicos de árvores que ocorrem em áreas alagadas como o Parque Imperatriz e mata ciliar. A trilha chega ao final no Rio dos Sinos, onde se aborda a importância do rio para a cidade, a importância da preservação e também a captação de água do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).
A secretária do Meio Ambiente, Claudia Costa, destaca a importância do Parque Municipal Imperatriz Leopoldina para São Leopoldo. “Esta área atua como uma unidade de conservação que protege a bacia do Rio dos Sinos, contribuindo para a redução do impacto das cheias, regulando o fluxo hídrico da bacia e também protege a fauna e flora locais”, ressalta.
Sobre as trilhas, Claudia Costa incentiva as pessoas a se aproximarem do Parque. “As trilhas ecológicas do parque são uma forma de conhecer a natureza, a interação do parque com o rio e são ações práticas e educativas que ressaltam a importância de proteger as Unidades de Conservação. Além de ser uma opção de lazer para a comunidade”, destaca.
Agendamentos
Para saber mais sobre as trilhas e agendar um horário, o contato deve ser feito através do e-mail eduambiental@saoleopoldo.rs.gov.br. As trilhas estão liberadas para todas as entidades e escolas que desejarem explorar este espaço ambiental muito significativo para o município.
Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299
Foto: divulgação Semmam
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0