Notícias
Prefeito de São Leopoldo apresenta resultados dos primeiros 100 dias de governo
07/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

A prefeitura de São Leopoldo apresentou, nesta segunda-feira (7), o balanço das ações realizadas pela gestão do prefeito Heliomar Franco e da vice-prefeita Regina Caetano durante os primeiros 100 dias de governo. O evento ocorreu no hotel Klein Ville e contou com a presença dos secretários municipais, autoridades, equipe de governo, representantes do Poder Legislativo e imprensa.
Heliomar Franco vive seu primeiro mandato à frente do Executivo leopoldense e, através de números, dados e estatísticas, comprovou os avanços que estão ocorrendo na cidade. “Esses 100 dias passaram muito rápido, tamanha era a movimentação e engajamento da nossa equipe. Atuamos nas mais diversas áreas e colocamos em prática nosso plano de governo. São Leopoldo já respira outros ares, e evidenciamos isso quando conversamos com a população”, afirmou.
A intensidade de trabalho também foi destacada pela vice-prefeita. “Esses 100 dias pareceram 10 anos, pela forma que todos se envolveram. Existem situações que são como sementes: preparamos a terra, plantamos e, no primeiro momento, não vemos os resultados, mas em breve os primeiros brotos começarão a aparecer”, relatou a vice-prefeita.
A primeira-dama, Simone Dutra, destacou a relevância do evento. “Acredito que estamos cumprindo nosso papel de levar uma gestão transparente até a população de São Leopoldo”.
Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) agora abrem mais cedo para realizar uma acolhida humanizada à população. Como forma de trazer mais conforto a esses locais, foram entregues 75 aparelhos de ar condicionado. Os atendimentos também serão agilizados através do Sistema de Gestão Integrado entre as UBS e o Hospital Centenário. As Unidades da Campina e do Brás, atingidas pela enchente, voltaram a ter atendimentos odontológicos.
Além disso, entre as principais ações realizadas na área da saúde estão: retorno da unidade móvel da farmácia, emenda para raio-x na Feitoria, entrega de 68 tablets ao agentes comunitários de saúde, aumento da equipe de saúde mental, reestruturação e ampliação do Zap da Saúde, inauguração do gabinete do prefeito no Hospital Centenário, organização e estruturação do HC, possibilitando o restabelecimento de 80% das atividades.
Educação
Como forma de preparar o ambiente escolar para o volta às aulas, o governo realizou a roçada em todas as escolas municipais (50) e avançou obras naquelas que foram atingidas pela enchente e corriam o risco de não reabrir. Também houve acolhida às equipes diretivas e elaboração de duas propostas de calendário escolar para análise e escolha das mesmas, proporcionando uma gestão democrática e processo participativo.
A ampliação do programa Mais Educa São Léo e o aplicativo G6 ganharam destaque na apresentação. O prefeito reforçou seu compromisso em proporcionar à comunidade escolar um ambiente acolhedor e seguro, de crescimento e de oportunidades.
As finanças da Educação também foram pauta. No dia 10 de janeiro, a nova gestão honrou diversos pagamentos que estavam em aberto desde o ano anterior. No mesmo mês também foram pagas as férias dos professores municipais.
A Educação Inclusiva também avançou nos primeiros 100 dias. Houve acolhimento e formação dos estagiários de apoio, escuta ativa das equipes gestoras, elaboração e implantação do PIMPI e mapeamento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Reconstrução
São Leopoldo foi uma das cidades atingidas gravemente pelas enchentes do ano passado e, entre os desafios encontrados pela nova gestão, a reconstrução estava entre os mais urgentes. Como resultados dentro dessa área, Heliomar destacou a realização da Operação Controle de Alagamentos (OCA), a retomada da obra no Dique da Campina, a garantia de mais 150 casas para atingidos pela enchente, a parceria com o município de Novo Hamburgo para funcionamento das bombas anfíbias e o tão esperado desassoreamento do RIo dos Sinos.
Em relação a OCA, o prefeito trouxe números para comprovar a eficiência da operação. Ao todo foram 221 ruas atendidas e 4 toneladas de resíduos retirados. Houve também o hidrojateamento das redes pluviais e o conserto de todas as redes de micro e macrodrenagem.
Ao longo do evento, foram apresentados os trabalhos realizados por cada secretaria e autarquia. “O que a gente quer fazer é deixar legado. Fazer com que as pessoas sintam orgulho de estar aqui. Não existe nada mais eficaz que o trabalho. Nós já esperamos demais por soluções que nunca chegaram e agora é hora de atacar os problemas e não as pessoas”, conclui Heliomar, seguido de um salvo de palmas do público.
Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0