Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Tecnologia, arte, inclusão e robótica: Escola Municipal Paulo Couto de São Leopoldo é escolhida, entre mais de 100, para receber o CulturaTech

22/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Píffero

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (22), às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Paulo da Silva Couto, a sala criativa CulturaTech: Criatividade Programada. A escola foi contemplada, junto com outra instituição de Esteio, em uma disputa que teve mais de 100 inscritos em todo o Estado. A sala contemplará um espaço maker de última geração, equipado com computadores, impressora 3D, cortadora a laser e diversos conjuntos de componentes eletrônicos e acessórios projetados para facilitar o desenvolvimento de projetos de automação, robótica e programação avançada.

Luciana Tondo, coordenadora Geral do CulturaTech, afirma que quando chegou na escola para as primeiras visitas, sentiu o esforço e a dedicação que todos tinham com a pauta da inclusão e tecnologia. “O acolhimento do Jorge, dos professores e de toda equipe, fez toda a diferença para que a escola fosse escolhida”, disse ela. 

O projeto foi coordenado pelo professor Jorge Cezar Barbosa Coelho e, além da estrutura tecnológica, promoverá um programa de capacitação para os estudantes ao longo do ano letivo de 2025, culminando com uma grande exposição aberta ao público. Em paralelo, também será oferecido um curso aos professores, com o objetivo de prepará-los para utilizar plenamente os recursos da Sala Criativa em suas práticas pedagógicas. “Esse presente que estamos ganhando é fruto do esforço de todos nós, de toda comunidade escolar, mas principalmente dos alunos. São eles o motivo da gente sonhar, da gente trabalhar e da gente ser feliz”, comemorou Jorge.

A vice-prefeita, Regina Caetano, esteve na inauguração. “É um orgulho imenso para nossa gestão ver nossas crianças da rede municipal sendo contempladas com uma iniciativa como essa. Incentivamos sempre essas ações e reafirmamos nosso compromisso com a tecnologia e a inclusão nas escolas”, afirmou Regina. 

O secretário de Educação, Jéferson Falcão, ressaltou o trabalho feito na escola, que atende hoje quase 1.000 alunos. “Hoje, estamos olhando para frente, apostando no progresso, no pensamento criativo e na formação de uma nova geração. A Secretaria Municipal de Educação seguirá trabalhando para expandir iniciativas como esta, garantindo que mais escolas tenham acesso a ferramentas digitais, práticas pedagógicas inovadoras e ensino de excelência”, disse ele. 

CulturaTech

O projeto CulturaTech: criatividade programada, Programa Nacional de Apoio à Cultura 2315374, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – conta com Coordenação Geral da Amora Produções Culturais, Coordenação Pedagógica da EJR Robótica, tem realização do Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil: União e Reconstrução, e conta com o patrocínio do Nubank. 

Texto: Daiane Mendes MTB: 14.582
Laura Píffero MTB: 15.638
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas