São Leopoldo amplia proteção contra meningite para crianças
01/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato

A partir desta terça-feira (1º), São Leopoldo passa a ofertar a vacina meningocócica ACWY na rede municipal para crianças de doze meses. O imunizante amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos doze meses. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, agora passa a ser ofertada também para crianças de até 1 ano.
¿As duas primeiras doses, nos três e cinco meses, é feito a vacina Meningo C. Com a mudança, a terceira aplicação, aos 12 meses, será feita com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y¿, ressalta a coordenadora de Imunizações Karen Carvalho.
Sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0