Notícias
Em São Leopoldo, primeiro semestre de 2025 tem indicadores positivos na segurança pública
22/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre

A Guarda Civil Municipal de São Leopoldo divulgou os dados e estatísticas do primeiro semestre de 2025, que confirmam os resultados positivos das ações implantadas pela atual gestão da Secretaria Municipal de Segurança Pública. De janeiro a junho, a corporação realizou mais de 7.600 atendimentos gerais, atuando em diversas frentes: patrulhamento preventivo, proteção ambiental, fiscalização de trânsito, atendimento escolar e, especialmente, as ações da Ronda Lilás, voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
As ações operacionais da GCM resultaram em 220 prisões no período - um aumento de 34,1% em relação ao mesmo semestre de 2024. Dentre os casos registrados, destacam-se: 36 por furto, 32 por violência doméstica, 27 relacionadas ao tráfico de entorpecentes, 21 por infrações de trânsito, 7 por roubo e 35 classificadas como fatos diversos. Os dados refletem a efetividade das estratégias de segurança e o alinhamento com as demandas da população.
A Ronda Lilás, especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência, registrou 3.204 visitas relacionadas a medidas protetivas, reforçando a vigilância ativa e o acolhimento. A Ronda Escolar, por sua vez, somou 1.156 atendimentos ao longo do semestre, com ações que vão além do patrulhamento, incluindo palestras educativas para um ambiente escolar mais seguro.
Mesmo com o aumento da frota para 139 mil veículos em 2025, a atuação no setor de trânsito garantiu uma redução de 28,31% nos acidentes registrados em comparação com o ano anterior.
Na área de defesa ambiental e proteção animal, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) realizou 428 averiguações e 237 salvamentos ou resgates de animais, além de 42 ocorrências de maus-tratos. Também foram registrados 987 casos de descarte irregular e 35 de queima de resíduos, com encaminhamentos administrativos e ações de patrulhamento.
O Secretário de Segurança, coronel Alexandre da Rosa, celebrou os avanços. "Assumir esta pasta foi um desafio honroso. Desde o primeiro dia, tenho seguido rigorosamente o Plano de Governo do Prefeito Heliomar, com foco na ampliação do efetivo e na integração com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal. Investimos na modernização dos equipamentos e acompanhamos de perto cada indicador. Hoje, ver São Leopoldo entre as cidades mais seguras do Rio Grande do Sul é a maior prova de que nosso trabalho conjunto gera resultados concretos, atraindo investimentos e fortalecendo nossa economia."
O balanço do primeiro semestre evidencia o comprometimento da Guarda Civil Municipal com a segurança da população leopoldense, resultado de uma gestão baseada em planejamento, integração e eficiência. A continuidade das ações será essencial para a manutenção dos bons índices e o fortalecimento da sensação de segurança na cidade.
Texto e foto: Bárbara Bitelo - Estagiária de Comunicação
Supervisão: Monique Marcolin -Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0