Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Sepom participa do lançamento do Imutran RS, instituto voltado à segurança e equidade para mulheres no trânsito

23/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Júlia Franzen

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Sepom) representou São Leopoldo no lançamento oficial do Instituto Mulheres pelo Trânsito do Rio Grande do Sul (Imutran RS), ocorrido nesta quarta-feira, 23 de julho de 2025, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. O evento reuniu lideranças femininas, representantes de diferentes municípios e entidades comprometidas com a construção de uma mobilidade urbana mais segura, justa e inclusiva para as mulheres.

O Imutran RS é uma iniciativa pioneira que visa promover a segurança, autonomia, educação e participação equitativa das mulheres em todas as esferas do trânsito e da mobilidade urbana. O instituto tem como missão combater violências e desigualdades enfrentadas por mulheres que transitam, trabalham ou utilizam diariamente os espaços e meios de transporte.

O público-alvo da iniciativa inclui mulheres motoristas (de carro, moto, caminhão e ônibus), ciclistas, pedestres, usuárias de transporte público, passageiras, profissionais do setor de transporte e trânsito, mulheres que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além daquelas que foram vítimas de acidentes ou violência no trânsito.

Durante o lançamento, foi destacada a atuação da leopoldense Lisandréia Dalsasso, diretora do CFC Sinos de São Leopoldo, uma das idealizadoras do projeto e atual vice-presidente do Imutran RS. Sua liderança representa com orgulho a participação ativa das mulheres de São Leopoldo na formulação de políticas públicas de impacto estadual. O instituto também reúne representantes de outros municípios, como Dois Irmãos, Igrejinha, Taquara, Garibaldi, Venâncio Aires, Tapejara, Ijuí, Sobradinho, Uruguaiana e Caxias do Sul.

Para a secretária Amanda Backes Homem, a criação do Imutran RS representa um avanço significativo nas políticas de mobilidade com recorte de gênero. "É fundamental que as experiências e desafios vividos por mulheres no trânsito sejam levados em consideração nas decisões e planejamentos. O Imutran RS surge como um espaço de diálogo, formação e ação concreta, e São Leopoldo tem orgulho de fazer parte dessa construção", afirmou.

A presença da Sepom no lançamento reforça o papel ativo de São Leopoldo na articulação regional por políticas públicas que assegurem os direitos das mulheres em todas as áreas da vida social, inclusive na mobilidade urbana. A participação no Imutran RS simboliza um passo importante na construção de cidades mais seguras, igualitárias e com mais oportunidades para todas.

Texto e foto: Júlia Franzen - Estagiária de Publicidade e propaganda 
Supervisão: Monique Marcolin - Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas