Notícias
Casinhas enxaimel oferecem gastronomia diversificada, comida típica e artesanato na Rua Independência no Centro de São Leopoldo
O Centro da cidade está sendo preparado para receber a São Leopoldo Fest 2025 que ocorre nesta sexta-feira, 25 de julho
23/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Douglas Dalua

As casinhas enxaimel foram abertas na Rua Independência na tarde desta quarta-feira, 23 de julho, integrando-se à programação da São Leopoldo Fest 2025. Grupos da Economia Solidária, Associação Leopoldense de Deficientes (Aldef) e Centro Medianeira estão ocupando estes espaços e oferecendo gastronomia diversificada com comida típica como a cuca e o bolinho de batata, entre outras opções como pão, bolo, quentão e chás.
Ao todo, seis casinhas foram dispostas nas quadras da Rua Grande entre as ruas Brasil e Lindolfo Collor. De acordo com o diretor de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mauro Steffen, o funcionamento será de segunda a sábado, das 8h30 às 19h, com possibilidade de abrirem aos domingos, e devem permanecer na Rua Grande até o dia 9 de agosto.
O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, visitou as casinhas acompanhado da primeira-dama, Simone Dutra, e as integrantes da corte da São Leopoldo Fest, a rainha Amanda Pilger, 1ª princesa Elisangela Vanessa Schmidt, e a 2ª princesa Nicoly do Couto Vicente, Eles conversaram com os expositores, comerciantes e pessoas que circulavam pelo centro.
Preparativos para a São Leopoldo Fest 2025
O Centro da cidade está recebendo os preparativos para a São Leopoldo Fest 2025. A estrutura está sendo montada na Praça do Imigrante, nas duas primeiras quadras da Independência e avenida Dom João Becker. A Prefeitura de São Leopoldo, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e o Sesc/ São Leopoldo realizarão o evento na próxima sexta-feira, 25 de julho. Neste dia haverá transporte público gratuito.
A festa celebra os 201 anos da imigração alemã no Brasil no município Berço da Colonização. A programação será intensa durante todo o dia. A entrada é gratuita. Estão previstas diversas atrações culturais com destaque para a cultura germânica, como o estouro do barril e os jogos germânicos; diversão para as crianças; opções de gastronomia e a Vila Germânica. Neste espaço, estarão abertos quatro restaurantes do Pólo Gastronômico que servirão comidas típicas; uma cervejaria; e um estande com produtos coloniais.
A gastronomia diversificada também terá espaço na festa, em uma estrutura que reunirá 40 comerciantes da área de alimentação, bebida e artesanato.
A São Leopoldo Fest 2025 estará integrada com a 6ª Einwanderungsfest (Festa da Imigração) do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, que acontece na sede do Museu das 10h30 às 19h30.
Desfile da Imigração
Entre as atrações da São Leopoldo Fest 2025 está o Desfile da Imigração, que abrirá as atividades na sexta-feira, 25 de julho, às 10h. O percurso será na Rua Independência com saída da esquina com a rua Lindolfo Collor, seguindo até a esquina com a rua Brasil. A concentração será a partir das 9h.
Irão compor a apresentação diversas entidades, secretarias de governo, grupos de dança, bandas marciais de escolas, órgãos de segurança pública, entre outros segmentos, com presença da corte da São Leopoldo Fest e banda típica alemã.
Atrações musicais
A programação da São Leopoldo Fest começa às 10h com o tradicional Desfile da Imigração e segue até a meia-noite, com várias atrações musicais. Além de música típica alemã com a Banda Canecão do Vale, Banda Choppão e Os Montanari, a grade musical é composta por gêneros como o gospel, rock, sertanejo e samba.
Confira:
10h - Desfile da imigração oficial
10h - Samuel Robson (Gospel)
11h - DJ Gil
12h - 13h Estouro do Barril com a Banda Canecão do Vale
13h - Classic Decave (Rock)
14h - Dagô & Banda Café Bom Tom (Samba)
14 - Coral Sesc Maturidade Ativa (Museu Visconde)
15h - Balanço dos Guris (Pagode)
16h - Moisés Oliveira & Grupo Vozes do Campo (Tradicionalista)
17h - Luan Candido (Sertanejo)
18h - Lucas e Felipe
20h - Super Banda Choppão
22h - Os Montanari
0h - Encerramento
11h às 18h - Jogos Germânicos
10h às 18h - Brinquedos Infláveis
15h - Teatro "A Horta do Alemão" (Fantomania)
Serviço:
São Leopoldo Fest 2025
Data: 25 de julho, sexta-feira
Local: Praça do Imigrante, centro de São Leopoldo
Horário: das 10h à meia-noite
Entrada gratuita
Alterações no trânsito
A primeira quadra da Independência está com acesso restrito aos moradores. Na sexta-feira, 25, a interrupção será do trecho entre a rua Brasil até a rua São Caetano. A previsão é reabrir ao meio-dia. A rua Lindolfo Collor também fechará nesse turno, por conta da concentração do desfile, a partir da rua José Bonifácio até a rua Independência.
Dom João Becker fechada a partir de quarta à noite
A avenida Dom João Becker ficará fechada, nos dois sentidos, da Rodoviária até o ginásio Celso Morbach a partir das 23 horas da quarta-feira, dia 24. As empresas de ônibus foram comunicadas e utilizarão a rua Osvaldo Aranha. A Ponte 25 de Julho permanecerá aberta. Por conta da retirada de equipamentos após a festa, avenida Dom João Becker será reaberta sábado, dia 26, ao meio-dia.
Texto: Vanessa Bueno Jornalista MTb.11.299
Foto: Douglas Dalua
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0