Notícias
Vila Brás é o primeiro local a receber o projeto para revitalização de bairros em São Leopoldo
03/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Fábio Pilger

A Prefeitura de São Leopoldo deu início a uma ação de limpeza e manutenção dos bairros coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), em conjunto com as Associações de Moradores e demais secretarias municipais. A Vila Brás foi escolhida para inaugurar o projeto, que está operando na região desde quarta-feira, 27 de agosto. Na primeira semana de trabalho, foram recolhidas mais de 120 toneladas de resíduos das ruas.
As equipes da prefeitura estão atuando em conjunto com voluntários da própria comunidade. "Enquanto os caminhões retiram os descartes irregulares, nós conversamos com os moradores para que eles sejam agentes fiscalizadores também e colaborem para combater esse hábito", declarou a primeira-dama e secretária da SAS, Simone Dutra. A gestora também explicou que serão feitas ações de conscientização nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e que as demais secretarias também atuarão como fiscais.
O prefeito Heliomar Franco acompanhou o primeiro dia de mobilização e, durante diálogo com a comunidade, confirmou a importância da instalação de um Ecoponto na região para facilitar a destinação correta dos materiais. "O poder público precisa se organizar para que essas situações não aconteçam mais, por isso, nos comprometemos em criar um ecoponto. Queremos tornar o ambiente mais digno, com zero lixo. Vamos fazer desse bairro um modelo para outros de São Leopoldo", afirmou o prefeito.
Membros da Associação de Moradores da Vila Brás participam ativamente das ações, auxiliando a gestão municipal a identificar focos de lixo e instalando placas para orientar a comunidade sobre a ilegalidade desta atitude. "Desde a enchente, já foram realizadas três mobilizações de limpeza aqui no bairro e as pessoas continuam jogando lixo na rua. Estamos identificando que a maioria dos acúmulos são formados por resíduos do dia a dia, materiais que poderiam ser colocados na coleta domiciliar", relatou um dos representantes da associação, Cleber da Silveira. O morador também destaca a relevância do projeto para a saúde pública e a importância da parceria entre prefeitura e população.
Durante a mobilização, as equipes localizaram casas com acúmulo de lixo no quintal, situação que contribui para proliferação de animais e apresenta riscos à saúde dos vizinhos. A prefeitura se comprometeu a localizar, com apoio dos voluntários, os respectivos moradores para que uma intervenção seja realizada.
O projeto continuará sendo realizado na Vila Brás até que todas as ruas do bairro sejam atendidas, depois seguirá para outras localidades da cidade, a serem divulgadas.
Texto: Eduarda Toledo - Jornalista MTb.21.884
Foto: Fábio Pilger
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0