Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Acampamentos farroupilhas preservam a tradição gaúcha com atividades variadas

17/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro Selistre

Os acampamentos farroupilhas de São Leopoldo estão promovendo diversas atividades que destacam a cultura gaúcha, como as rodas de chimarrão, as apresentações artísticas das tertúlias, bailes, almoços e jantares. Uma tradição preservada que se cultua durante a programação da Semana Farroupilha é a guarda da chama crioula, um dos símbolos rio-grandenses. Esta é uma rotina diária nos acampamentos, que começa logo cedo e segue até o final da noite. As entidades se revezam para proteger a centelha.

O 1º Guri do CTG Tapera Velha da 12ª Região Tradicionalista, Tierri, participou da guarda da Chama Crioula no Galpão da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP), nesta quarta-feira, 17, e falou sobre a relevância do tradicionalismo gaúcho: "é algo muito importante para a vida social hoje em dia, especialmente para ganhar bastante educação. A gente aprende várias coisas novas, sobre o tradicionalismo também, a gente aprende a conviver com outras pessoas, aprende a dançar, a cantar, a tocar, e a gente aprende a viver em harmonia junto com os outros", destacou.

No GT Sentinela Farroupilha Amigos do Prates tem venda de almoço para o público em geral. Carne de panela, carreteiro, churrasco, salada de maionese, são alguns pratos que compõem o cardápio da semana, ao qual os gaúchos estão acostumados. De acordo com a patroa da entidade, Carla Prates, o GT reúne famílias e amigos que celebram a tradição desde 2001. "Após a pandemia, o nome do GT ganhou o complemento "Amigos do Prates", em homenagem ao meu marido Everton Prates, que faleceu na pandemia vítima de Covid-19", ressaltou.

Este GT participou do concurso de Boia Campeira da AGAP realizado no domingo, 14. Eles apresentaram o prato "Cabo de Relho", preparado por Luciano Santos. "Conheci e aprendi esta receita dos acampamentos e carreteadas com meu pai quando participamos da Associação dos Amigos Carreteiros da Lomba. Esta receita enfatiza a nossa cultura, pois vem da época dos tropeiros", explica. O Cabo de Relho é preparado em uma panela, com arroz, feijão, carne, linguiça, entre outros alimentos. 

A Semana Farroupilha de São Leopoldo segue até o próximo domingo, 21, com muitas atrações nos dois acampamentos: da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP), que fica na Vicentina, e da Associação Tradicionalista da Feitoria (ATGF). No sábado, 20, acontece o Desfile Farroupilha na Rua Independência no centro, com início às 10h.

Confira a programação completa, clique aqui. 

 

Texto: Vanessa Bueno - Jornalista MTb. 11.299
Foto: Pedro Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas